Coluna Marllon Almeida

A Arte do Discurso


Na Grécia Antiga, o estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, era um assunto vital para os estudantes. No início do século XXI, vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas acadêmicas.


Este fato vem evoluindo constantemente, devido às novas tecnologias e ao uso de redes sociais. Hoje em dia, não é necessário comprar um jornal para se estar informado. Obviamente, que temos a televisão e a rádio. Porém, podemos acessar um jornal via internet, através do site do mesmo ou de redes sociais, caso do Twitter e do Facebook.


Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o meio de comunicação, a resposta e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório. Quanto à forma, a comunicação pode ser comunicação verbal, não-verbal e mediada.


Comunicação e Tecnologia


A comunicação humana desenvolve-se em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois pontos distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.


A comunicação humana não está resumida apenas à linguagem verbal, mas também a uma série de gestos e expressões faciais e corporais que completam a comunicação e a tornam mais eficaz. A postura do corpo, as expressões faciais e os gestos esclarecem muito mais do que meras palavras.
Portanto os meios de comunicação tem uma importância significativa para qualquer ser, ela possibilita abranger novos horizontes, e realizar atividades que não poderiam ser exercidas por uma única pessoa.

Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que interpreta uma determinada mensagem.

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.