Coluna Marllon Almeida

Marketing Esportivo

 

Marllon Almeida

 

O papel que o esporte vem desempenhando ao longo do tempo faz dele, hoje, um fator de grande influência no comportamento de diversos segmentos do mercado. Em consequência, este campo de atividades vem estabelecendo fortes ligações com o setor empresarial. A consulta à literatura, no entanto, sinaliza que as relações entre esporte e marketing — ou seja, o marketing esportivo — vêm sendo alvo de um pequeno esforço em termos acadêmicos. A formulação de hipóteses  evidentemente alargam as fronteiras da teoria nessa área do conhecimento. Sendo assim, trata-se de situar o marketing esportivo como um campo de atividades com características próprias. Indo além, com base no paradigma da troca, apresenta-se uma visão alternativa sobre o tema, sugerindo-se a dualidade como principal característica de suas relações. A partir disto, o objetivo do trabalho é identificar e descrever as relações estabelecidas na prática do marketing esportivo. A fim de cumpri-lo, discutem-se as possíveis nuances do tema, e apresentam-se as modalidades de negócio desenvolvidas nesse terreno. Feito isso, parte-se para a busca de elementos práticos que sustentem a teoria formulada. Para tanto, através de um estudo de casos reais, pesquisam-se relacionamentos entre clubes esportivos e empresas investidoras.

A Indústria do Esporte possui números consideráveis e seu impacto social, cultural e econômico são expressivos no Brasil e no mundo. O marketing executa ações de criação, promoção e fornecimento de produtos e serviços e aplica técnicas que visam influenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda do consumo. De forma estratégica, o marketing pode ser fundamental para o crescimento das organizações de determinado segmento. Utilizando-se de um banco de dados abrangente e considerando que o Marketing Esportivo está presente em um contexto multidisciplinar da Gestão do Esporte. Concluiu-se um baixo número de artigos publicados nos periódicos brasileiros com esta temática e em termos gerais sinalizam abordagens primárias ou abordagens descritivas, além de uma predominância de "Ensaios" e temáticas relacionadas com o segmento Promoção da Indústria do Esporte. Tal fato abre grande perspectiva para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre o Marketing Esportivo e as possibilidades são inúmeras. Independente do quadro atual, a necessidade da aplicação de conceitos do marketing no esporte é vigente, principalmente pela pressão por bons resultados esportivos e econômicos das organizações esportivas. O alvo da produção científica em Marketing Esportivo no Brasil, é identificou algumas lacunas que podem ser mais exploradas por pesquisadores interessados neste tema. 

A história do esporte contemporâneo tem sido marcada por sua crescente mercantilização. O meu objetivo é mostrar a importância do marketing esportivo para as mudanças recentes na organização do esporte-espetáculo. Procura-se examinar, num primeiro momento, como a relação entre o mundo esportivo e o mundo empresarial tem sido construída ao longo das últimas décadas, e num segundo momento, os diferentes caminhos trilhados por algumas modalidades esportivas na direção de uma organização empresarial. 

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