Sindijori - MG 15 de Maio

MP acusa prefeito de irregularidades

            O Ministério Público de Minas Gerais protocolou ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes. Também são acusados o vereador Valdeir dos Santos e duas mulheres, uma delas esposa do parlamentar. Os dois políticos podem perder a função pública. De acordo com o Ministério Público, os investigados teriam fraudado processo licitatório para locação de imóveis pelo município. Vanusa Maria da Rocha Barbosa, mulher do vereador Valdeir, teria imóveis alugados para a prefeitura, assim como Firmina Marli Miranda Souto, mãe do ex-secretário municipal de Obras Sílvio Souto Montanha, casado com uma sobrinha do prefeito. (O Norte de Minas - Montes Claros)

 

Trânsito matou quase 350 pessoas em Uberaba

            Maioria dos óbitos registrados no município por acidentes de trânsito está relacionada a acidentes envolvendo automóveis. Os dados foram repassados pela Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, apontando que 27,25% das mortes por acidente de trânsito registrados entre 2013 e 2017 envolvem carros, que figuram no topo da lista divulgada. Conforme o levantamento, que é a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, o CID-10, sobre as causas externas com veículos e trânsito, entre os anos de 2013 e 2017, foram 891 óbitos na regional de Uberaba - composta por 27 municípios - por acidente de trânsito, a maioria automóvel, com 376 mortes, isto é, 42,20%. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Mais de 157 mil pessoas atrasam o IPVA

            Uberlândia tem mais 157 mil veículos rodando sem estar com o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2018 quitado. O prazo venceu em março. Segundo dados da Administração Fazendária, 244.764 veículos tiveram os valores pagos integralmente ou pelo menos a primeira parcela do imposto até o fim de abril, o que corresponde a 60,84% da frota tributável da cidade que hoje é de 402.292 veículos. Em valores, a arrecadação chegou a R$ 197.770.550,98, o que representa 77,06% da receita estimada para este ano, que é de R$ 256.649.953,59. Do total arrecadado com o IPVA, 40% ficam no município de origem do veículo, 40% vão para o Estado e 20% são destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). (Diário de Uberlândia)

 

Sete Lagoas combate abuso contra menor

             O dia 18 de maio foi instituída  como o Dia Nacional de Combate ao  Abuso e Exploração Sexual de Crianças  e Adolescentes. Envolvida com a causa,  a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio  da Secretaria de Assistência Social,  promoverá a semana de ações de conscientização para mobilizar, sensibilizar,  informar e convocar toda a sociedade  na busca da prevenção esses crimes. Antecedendo a semana, as escolas municipais, estaduais e particulares,  já se movimentam com atividades lúdicas e/ou literárias, pesquisas e confecção de materiais alusivos ao tema para  serem usados pelos alunos nas passeatas que serão realizadas nas imediações das escolas entre os dias 14 e 18  de maio.  (Boca do Povo - Sete Lagoas)

 

Varginha recebe 1º edição Volks Fest

            Varginha recebe neste sábado, 19, e domingo, 20, a primeira edição do Varginha Volks Fest. A iniciativa é uma parceria entre o Varginha Fusca Clube e a Fundação Cultural de Varginha. Nos dois dias do evento, vão desfilar pela cidade os grandes carros clássicos da linha VW com motores refrigerados a ar. A festa começa no estacionamento do Via Café Garden Shopping no sábado, a partir das 10h. Durante todo o dia, os participantes poderão conferir a exposição dos veículos, sorteio de brindes, expositores de peças e diversos itens de colecionismo, além de poder contar com toda a estrutura que o local oferece. (Gazeta de Varginha)

 

Nordeste faz enfrentamento da leishmaniose

            Com o objetivo de  alertar os municípios da  região nordeste de Minas  sobre o aumento do número de casos notificados de  leishmaniose visceral no  período de 2016/2017 e de  alinhar ações para o combate à doença, a Regional  de Saúde de Pedra Azul  realizou nos dias 10/05, em  Pedra Azul, e 11/05, em Almenara, uma reunião técnica para o enfrentamento da  Leishmaniose. (Tribuna do Mucuri)

 

Vacinação atinge 56% do grupo prioritário

            A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou hoje o relatório da campanha de vacinação contra a influenza em Divinópolis. Até o momento, a campanha atingiu 56,27% do grupo prioritário. No sábado, 12, foi realizado o Dia D de vacinação contra a H1N1, a H3N2 e a influenza. De acordo com a prefeitura, 52,8 mil pessoas estão no grupo prioritário no município. A meta é vacinar 90% desse total. O Ministério da Saúde determina a vacinação prioritária nos grupos de risco. A população-alvo é composta de indivíduos acima de 60 anos, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores do segmento de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e professores. (Portal Agora - Divinópolis)

 

MPF denuncia servidores da UFJF

            O titular da 3ª Vara de Justiça Federal em Juiz de Fora, o juiz federal Bruno Souza Savino, acolheu denúncia do Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Editor, que investiga irregularidades no contrato de licitação do Hospital Universitário, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além de cinco nomes já mencionados anteriormente, que culminaram em prisões preventivas cumpridas em fevereiro, a denúncia inclui outros sete investigados, que teriam participação nos crimes apontados pelo MPF. Contra estes nomes, porém, ainda não haviam sido solicitadas medidas cautelares, como prisão preventiva, condução coercitiva ou sequestro de bens. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.