Por que os espelhos retrovisores dos carros produzem reflexos diferentes?

Por causa de sua curvatura. Por serem curvos, os retrovisores dos carros dão ao motorista um campo de visão maior que o espelho comum. Isso acontece porque o tamanho do reflexo de um espelho é determinado por sua curvatura. Apesar de parecerem planos, os retrovisores de carros têm o que os físicos chamam de "formato esférico convexo". É só imaginar que eles são um pedaço pequeno de um círculo muito grande. "Em relação ao espelho plano, o espelho convexo forma imagens menores que o objeto original, mas aumenta a região observada", diz o físico João José Caluzi, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru (SP). A invenção desse artefato indispensável a qualquer carro é creditada à francesa Davy de Cussé. Em 1897 - um tempo em que os carros mal passavam de 40 km/h -, ela resolveu colocar um espelho na parte da frente do carro para ver quem estava vindo atrás. O espelho da moça, porém, era plano e tinha um reflexo igual ao produzido por aquele do banheiro de sua casa. Os espelhos convexos só chegaram aos automóveis quase um século depois, em 1970. O uso desse tipo de espelho foi uma determinação de segurança do governo americano. Rapidamente, essa moda do bem foi adotada em todos os países do mundo.

Visão além do alcance Retrovisores são curvos e produzem um reflexo bem maior que os espelhos comuns

 

ESPELHO COMUM

No espelho comum — o plano —, a distância do reflexo do objeto é a mesma que o objeto real se encontra do espelho. Como os raios de luz voltam em mesmo ângulo, eles atingem os olhos da mesma forma que atingiriam caso fossem refletidos pelo próprio objeto

ESPELHO RETROVISOR

Nos espelhos retrovisores - curvados de forma convexa, como você vê no desenho - o objeto refletido aparece mais perto que o objeto real. Isso deixa as coisas menores, mas o campo de visão aumenta. No trânsito de hoje, essa é uma grande vantagem

O espelho retrovisor é um dos mais importantes itens desegurança e os veículos novos vendidos no país, já vêm equipados com três deles há muito tempo: um interno e dois externos. Mas para que possamos realmente aproveitar a segurança que este equipamento oferece, precisamos saber como utilizá-los corretamente e saber para quê foram projetados.
O espelho interno central serve para enxergarmos diretamente o tráfego atrás do seu veículo, enquanto que os espelhos laterais estão ali para nos ajudar enxergar o tráfego das pistas laterais. E são nos espelhos laterais que estão o maior erro de utilização.
A grande maioria dos motoristas posiciona os espelhos laterais de modo que possam enxergar a lateral do veículo voltando-o para o tráfego atrás do carro. Mas esta já é a função do retrovisor central.
Regular os retrovisores externos à posição de 90º raramente acontece e, por incrível que pareça, isto é causador de muitos acidentes pois aumenta consideravelmente os pontos cegos do motorista.


A Posição Ideal do Espelho Retrovisor

Descrição: Espelho Retrovisor - Pontos CegosExistem pelo menos mais 5 bons motivos para manter os espelhos à 90º:
– Você não precisará olhar sobre seus ombros (embora não seja uma má idéia);
– Você dará apenas uma rápida olhada no espelho retrovisor para ver o ponto cego (sem ter que olhar sobre os ombros e perder alguns segundos da visão à sua frente);
– Ao olhar pelo espelho você manterá a atenção no que está à sua frente;
– Você terá uma visão de 360º do veículo, incluindo os pontos cegos dos espelhos.
– À noite, os faróis de quem vem atrás de você não refletirão em todos os espelhos ao mesmo tempo.

Vale lembrar que muitos espelhos retrovisores são levemente convexos (curvados) e aumentam a visão perimetral. Porém, estes tipos de espelhos alteram a percepção de distância, fazendo com que objetos e outros carros pareçam estar mais longe do que realmente estão.
Além de mais segurança, manter a posição dos espelhos a 90º oferece mais comodidade. Pode demorar um pouco para acostumar-se com a nova posição dos espelhos mas, em nome da segurança, persista um pouco. Eu mesmo mudei e precisei persistir por um ou dois dias para notar a diferença. Atesto que vale a pena.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.