Que tal o cliente procurar pela sua empresa?

Francisco Resende

A pessoa entra na Internet e logo é atraída para conhecer seu produto ou serviço, através de um conteúdo relevante que, de fato, resolverá um problema que ela tem. Seria o “mundo dos sonhos” ter um cliente qualificado sem grandes investimentos ou um esforço de vendas agressivo? Isso é possível quando a empresa se abre à uma estratégia de marketing diferenciada do tradicional. Já ouviu falar ou leu algo sobre Inbound Marketing? Ainda pouco trabalhado fora das grandes capitais, este conceito tem ganhado muita força nas estratégias de marketing adotadas por empresas de diversos segmentos e tamanhos.

De uma forma bem simples e didática, o Inbound é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site ou blog da sua empresa. Em tese, seria o contrário do marketing tradicional, pois ele baseia-se no relacionamento duradouro e contínuo com o consumidor, em vez de propagandas e interrupções. Mas para dar certo, exige uma série de conhecimentos e estratégias que agreguem valor e conhecimento para o consumidor.

O Inbound é uma forma de marketing que se encaixa perfeitamente nas necessidades e desejos do cliente, mesmo sendo um conceito teoricamente novo. Ele se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro. Perceberam uma palavra-chave neste conceito? Conquistar! É o oposto das estratégias convencionais.

Dessa forma, o Inbound Marketing pode ser qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas. Também é chamado de marketing de atração e possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais. As três, de formas separadas, já foram abordadas neste espaço, e seus conteúdos estão disponíveis no site da Gestra Consultoria para aprofundamento. E, elaboradas e implementadas em conjunto, trazem excelentes resultados para as empresas.

Já temos vários cases de sucesso de ações de Inbound em nossa região. A grande vantagem desta estratégia é que ela gera um lead qualificado, ou seja, a empresa trabalha relacionamento somente com consumidores previamente filtrados e que já manifestaram desejo de consumir seu produto ou serviço. Tendo o conhecimento dessas importantes informações, é possível otimizar as campanhas para ter um melhor retorno sobre investimento.

 

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