Minha empresa precisa estar nas redes sociais?

Francisco Resende

 

 

Esta é uma das perguntas que mais escuto em visitas e eventos sobre Marketing Digital. Tenho que ter uma página no Facebook? Meu negócio não gera fotos bonitas, mesmo assim preciso estar no Instagram? E esse tal de LinkeDin, funciona? Um canal no Youtube agrega valor ao meu negócio? Sim, sim, sim e sim!

 

Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam redes sociais. Neste contexto, o brasileiro é um dos que mais acessam, sobretudo, o Facebook e o Instagram. Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, que é uma provedora de informações e insights sobre consumidores, o desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços é citado por 68% dos usuários de redes sociais. Sabe o que isso significa? Que cada passo, casa informação ou cada tentativa de aparição que sua marca/empresa posta nas redes sociais impacta um número exorbitante de pessoas.

 

Dados da revista Forbes indicam que o Facebook (81%) e o Instagram (72%) são as redes sociais mais utilizadas no Brasil, e ambas em curva de crescimento. São mais de 97 milhões de usuários de redes sociais no Brasil. Outro dado interessante: mais de 95% destes acessos são feitos por plataformas móbile, principalmente telefones celulares. As redes sociais mudaram a forma como as pessoas se relacionam com o mundo.

De acordo com pesquisa de mercado da Nielsen, a propaganda na web apresentou crescimento de 32,4% em 2015, no mundo todo. Desta forma, é importante frisar que estar com a sua marca bem posicionada nas redes sociais pode funcionar como um termômetro de como o público em geral enxerga a sua marca e produtos. Isso ajuda a posicionar-se e caminhar com mais assertividades. Nas redes sociais, os clientes espontaneamente e sem qualquer estímulo direcionado lhe darão opiniões valiosas sobre o que pensam dos seus produtos e serviços.

Por fim, as redes sociais podem, com investimentos pequenos, construir uma ótima reputação de sua marca. Elas, dentro de um planejamento de marketing adequado, precisam atender aos objetivos da empresa, ou seja, ao posicionamento e a imagem que se deseja atingir. Hoje, temos várias formas interessantes de fazer publicidade nas redes sociais. A mais comum é a compra de mídia diretamente, onde a empresa coloca um banner, um link ou post patrocinado. E possui inúmeras vantagens: baixo investimento, facilidade de mensuração de resultados e o direcionamento para seu público-alvo diretamente. Vale uma última e simples sugestão? Empresário, invista profissionalmente nas redes sociais. Vale a pena!

 

 

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