Francisco Resende 07 de Julho

SEO e resultados no faturamento

Parece-lhe estranho o termo SEO? Nos dias, onde quase 80% dos internautas usam o Google como fonte de pesquisa para fazer suas compras, posicionar sua marca na Internet sem entender os conceitos de SEO pode ser um erro fatal para o seu negócio. Explicando: o significado de SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca, destacando-se o Google. Isso traz mais visitantes e, consequentemente, mais conversões. E faz com que sua marca e seus produtos/serviços estejam ao alcance de mais pessoas, de forma gratuita, gerando mais visitas e uma porcentagem maior de conversão, uma vez que não é forçado o acesso.

 

Parece complicado? Mas é mais simples do que você imagina. Sites de busca como o Google é a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. Aparecer ou não aparecer bem no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa nos tempos atuais. E isso vale para qualquer tipo de negócio, onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços. Algumas sugestões são básicas: encontre as principais palavras do seu negócio; remova os termos que não fazem sentido; pesquise as palavras mais específicas; descubra o volume de procura de cada palavra e se seu site já está posicionado no Google e, por fim; faça uma análise técnica sobre as dificuldades, oportunidades e o potencial de cada termo pesquisado. Parece complicado, mas nada que uma ajuda profissional não encaixe todas essas peças.

 

O mercado nos responde bem se SEO é promessa ou realidade. Em um estudo realizado pela Ascend2, no final do ano passado, mostrou que 89% dos profissionais de marketing confiam em SEO para melhorar seus posicionamentos, tráfego orgânico e geração de leads. Entretanto, muitos esperam resultados de curtíssimo prazo, e este é um grande equívoco. SEO é um trabalho de médio/longo prazo. Mas é sempre importante ressaltar seus resultados, pois quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade/entendimento, e não por compra ou anúncio. Em média, podemos dizer que um projeto de SEO começa a demonstrar resultados de 4 a 6 meses após implantado. Um bom projeto de SEO começa na reestruturação do seu site: elaborar o conteúdo de modo que o usuário ache o que quer, de maneira e leitura fácil, e com os conteúdos mais relevantes possíveis.

 

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.