Landing Page e estratégias de conversão

Francisco Resende

Falar em marketing digital sem trabalhar e implementar corretamente os conceitos que envolvem a criação de uma Landing Page pode ser o primeiro passo para que tudo dê errado. O marketing digital só dá resultados quando visitantes se transformam em leads, que podem ser conduzidos pelo funil de vendas até se tornarem clientes. Em resumo, é importante que se fale corretamente e com o cliente certo.

Nesse esforço, usar landing pages é uma estratégia fundamental, porque essa ferramenta, apesar de muito simples, é bastante poderosa para gerar o que chama os de leads qualificados. Landing page ou página de conversão é uma página que traz uma oferta para os visitantes, e tem uma missão muito importante: convencer as pessoas a aceitá-la. Veja bem: convencer! Esta palavrinha é o conceito fundamental desta estratégia. Geralmente, a landing page  é composta pela oferta e um formulário o que a torna a melhor estratégia para captar leads e informações valiosas.

Mas, quando falamos em oferta, não queremos dizer que ela vai ser usada para vender produtos ou serviços. Pelo contrário, sempre indicamos usar landing pages para oferecer algum material gratuito: ferramentas, artigos, links interessantes, vídeos explicativos ou algo que possa ajudar as pessoas a resolverem um problema existente. Logicamente, nesses casos, obtém-se em troca algumas informações pessoais básicas, que podem ser usadas mais tarde para estreitar o relacionamento com as pessoas e ajudar a qualificá-los.

A landing page é um recurso fundamental nas estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo. Por que chamamos a landing page também de página de conversão? Porque é a forma mais simples e menos agressiva de conseguir aquelas informações básicas do cliente potencial, uma vez que você faz uma oferta ao usuário, em troca das informações que precisa (geralmente, nome, e-mail e telefone).

Como estratégia de marketing, ela deve ser aplicada no começo do funil de vendas, para conseguir meios de estreitar o relacionamento com seu lead e qualificá-lo para uma venda. Ao divulgar um produto, serviço ou evento que está por vir, por exemplo, a landing page pode ser usada para captar o interesse do público e, mais do que isso, criar expectativa. Muitas empresas, inclusive, fazem certo mistério em torno do que será lançado, dando apenas algumas pistas de vez em quando. Afinal de contas, por meio dela, você pode gerar mais leads, conhecer melhor seu público, conquistar mais clientes e reduzir o custo de aquisição por cliente.

 

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.