A sombra por Kelly Nascimento

A sombra designa “o outro lado” do ser humano, aquele em que vige a escuridão. Comumente destacamos as sombras negativas nos ambientes. Convém porém uma atenção a sombra positiva, que são nossos potenciais e talentos ainda não expressados ou descobertos.

Em meio a essa escuridão da vida inconsciente existe muita sabedoria e riqueza ainda não exploradas.

Escutando nossos sentimentos e o que eles têm a nos ensinar sobre nós mesmos estaremos entrando em contato com esse “material”, reprimido no inconsciente.

Escutar sentimentos é aceitá-los. Aceitação quer dizer pensar sobre eles.

Os sentimentos são os principais canais de conexão emitindo constantes mensagens do inconsciente.

Quando usamos a expressão: “sentimentos maus resolvidos” estamos tratando de sentimentos não aceitos ou negados pela consciência e reprimidos para o inconsciente por uma razão particular.

A sombra originou-se basicamente em função dessa relação insatisfatória com nosso poder de sentir e os arquivou em forma de culpas, desejos estagnados, bloqueios, traumas, medos, criando todo um complexo psíquico que em muitos lances são fatores geradores das psicopatologias, desde as mais toleráveis até as mais severas.

O medo de sentir e do que sentimos acompanha-nos desde muito cedo.

Ainda hoje esconder o que se sente é uma conduta social comum e até necessária para a maioria das pessoas.

Estamos com enorme necessidade de falar do que sentimos e saber com mais clareza sobre o mundo das emoções, embora ainda temerosos de suas consequências.

Quando digo “sou minha sombra” não significa que tenha que viver conforme sua orientação, apenas admití-la, entender suas mensagens.

A sombra só é ameaça quando não é reconhecida. Entretanto somente daremos importância as mensagens da sombra quando começarmos a nos relacionar amigavelmente com ela.

O processo de ouvir a voz do inconsciente através dos sentimentos passa por várias etapas na alfabetização do sentir.

        1º È trabalhado o auto respeito;

        2º silêncio interior;

        3º serenidade e tranquilidade;

        4º meditação;

        5º atenção;

        6º indagações.

Escutar sentimentos é a arte de mergulhar na vida profunda e descobrir o manancial de força e beleza que possuímos.

Consultório avª 1º de junho nº420, centro, Edifício Paulo VI, sala 802. Tel  e wat sap 98811 2388

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.