A importância da comunicação eficaz

Uma das coisas mais importantes e buscadas dentro das organizações empresariais é uma comunicação eficaz. Diferente do que muitos acreditam, a comunicação não está ligada apenas ao fato de saber dizer algo a outras pessoas. A comunicação eficaz consiste em fazer com que o outro lado – no caso, o receptor – entenda aquilo que é dito, sem que haja qualquer tipo de má interpretação. É dever de quem está se comunicando assegurar que sua mensagem será compreendida de forma clara e objetiva. Mas, porque isso é tão importante para as organizações? Quais os prejuízos que uma má comunicação, podem causar para as empresas? Para saber mais sobre esta e outras questões, continue a leitura deste artigo!

É importante que as empresas entendam o quão valioso é ter uma comunicação eficaz, clara e direta. É essa comunicação que garante o bom andamento dos processos, a execução das atividades e o alcance de resultados satisfatórios. Pode soar como exagero, querida pessoa, mas não é. Quando uma mensagem ou uma informação relevante para a equipe é mal transmitida ela, consequentemente, será mal compreendida. Essa falha na comunicação – que impactará o andamento das atividades de toda uma equipe – poderá afetar negativamente o ambiente de trabalho. Uma informação mal transmitida poderá impactar negativamente o atendimento aos clientes e fornecedores, além de interferir nas relações interpessoais de colegas de trabalho. Perceba como é importante garantir que a comunicação dentro das organizações seja realmente eficaz. Ela contribui de maneira positiva com o equilíbrio organizacional.

Uma comunicação eficaz no cenário organizacional pode ser entendida como aquela que transforma e muda a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas muda suas ideias, mas não provoca nenhuma atitude, então ela não atingiu seu resultado.

E, como bem sabemos, a boa comunicação no mundo empresarial é bastante dinâmica. Ela não é apenas realizada em telefonemas e reuniões. A comunicação está presente desde a pausa do café até a emissão de documentos importantes. Até mesmo nas tomadas de decisões, a comunicação se faz presente. Afinal, as decisões tomadas dentro das organizações empresariais clamam por documentos que as formalizem e as tornem públicas para todos os envolvidos.

É importante salientar que ferramentas de comunicação escrita – como e-mail, memorandos e circulares, por exemplo – são bastante utilizadas nas empresas. Por isso, saber escrever de forma clara e objetiva é fundamental para o desenvolvimento das demandas. Então, investir em uma comunicação eficaz não é somente investir em comunicações verbais. A comunicação eficaz envolve também as comunicações não verbais. Lembre-se sempre que um bom profissional deve saber planejar e esquematizar suas ideias para transmiti-las de forma eficiente.

 

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.