Atividade física

Não desanime se você não cumprir o seu programa de exercícios durante alguns dias.

Não desanime se você não cumprir o seu programa de exercícios durante alguns dias, nem entre em pânico se não puder ir a academia por uma ou duas semanas seguidas.

Muitas pessoas não iniciam um programa de exercícios porque ficam preocupadas em não conseguir segui-lo com regularidade, no entanto, em vez de se concentrar na dificuldade, é importante ter em mente que é mais fácil entrar em forma do que ficar fora de forma.

O organismo humano é impressionante mesmo depois que deixamos de nos exercitar, ele costuma manter por um longo tempo os benefícios que adquirimos com o condicionamento físico.

Por isso, ainda que você tenha perdido uma ou mais semanas de exercícios em um mês, não se preocupe. Depois que estiver fisicamente condicionado, levará muito mais tempo para voltar a ficar fora de forma do que necessitou para entrar em forma.

A taxa de regressão depende do tempo que estamos praticando uma atividade física e do nosso nível de condicionamento.

A maioria das pessoas perde a força muscular mais ou menos na metade do ritmo em que a conquista. Portanto, se por algum motivo, pode levar até seis meses e precisar para ao estado em que se encontrava antes do início do treinamento.

 No caso de alguém que caminha há cerca de dois ou três meses, a capacidade aeróbica começa a diminuir nas primeiras duas ou três semanas depois de interrompido o programa.

 Contudo, pessoas que já podem levar quatro a seis meses para retornar a forma física original.

 Os exercícios aeróbicos diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL) dois ou três meses depois de serem iniciados.       

 Estudos mostraram que, após a suspensão do treino, foram necessários pelo menos três meses para que os níveis de colesterol voltassem ás taxas originais.

 Quando os praticantes retomaram a atividade aeróbica, precisaram apenas de metade do tempo para readquirir o condicionamento físico que tinha antes.

  Portanto, não entre em Pânico caso tenha que fazer uma pequena interrupção no seu programa de exercícios. Os benefícios que você se esforçou tanto para conquistar são duradouros e podem ser recuperados em metade do tempo.

 É motivador pensar em como a atividade física pode nos proporcionar um corpo saudável, esquio e bem condicionado, que se manterá assim por mais tempo.

 Tudo que fica parado apodrece e nosso corpo não é diferente, vai atrofiando com o tempo quando não lhe é oferecido exercícios, devemos dar valor a essa máquina tão perfeita que é o corpo humano que trabalha com tanta harmonia para nos oferecer uma qualidade de vida melhor.

Colabore com o seu corpo para que ele te dê a recompensa depois, de uma vida tranquila, um bem estar físico e mental.

Devemos cuidar também das nossas mentes para que essas possam comandar nosso corpo de maneira equilibrada e harmônica.

Consultório avª 1º de Junho nº420, centro, Edifício Paulo VI, sala 802.

         Tels:  98811 2388 

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.