Evitando a má digestão

        O avanço da idade por si só já é um complicador dos processos digestivos. Mas, além do problema da má digestão de minerais, algumas doenças também podem comprometer seriamente a digestão.

        O diabetes, por exemplo, provoca a deficiência de ácido clorídrico e de secreção pancreática. Pessoas que consomem muitas bebidas alcoólicas também costumam apresentar problemas no pâncreas, que dificultam a secreção de suas enzimas.

        Em todos esses casos podem ser utilizados digestivos naturais, extraídos principalmente das frutas que, aliás, são as melhores sobremesas que existem, em qualquer idade.

         A papaína do mamão e a bromelina, extraída do abacaxi, são excelentes enzimas para melhorar a função intestinal e, por serem naturais, não têm contra-indicações.

        Há também os casos em que acontece o excesso de acidez estomacal, que é igualmente prejudicial para a digestão.

        Nesses casos, a solução nem sempre é simples, pois muita gente tem excesso de acidez justamente por tomar antiácidos em excesso.

        Atualmente, é fácil encontrar pessoas jovens e sem quaisquer doenças que convivem com excesso de acidez gástrica porque abusam dos antiácidos.

        O que acontece é a instalação de um ciclo vicioso. Os antiácidos de fato diminuem o ácido clorídrico e baixam a acidez do ambiente estomacal.

        Mas o organismo precisa do ácido clorídrico para digerir os alimentos e, em resposta aos antiácidos, aumenta a formação de gastrina, que vai ativar a formação do ácido clorídrico.

        Além do risco de úlceras, o excesso de antiácidos pode interferir na produção de algumas substâncias importantes.

        Por isso não é recomendável partir logo para os antiácidos ao primeiro sinal de aumento de acidez estomacal. É muito melhor prevenir o problema cuidando da alimentação, evitando excesso de maionese, manteiga, creme de leite e todo tipo de comidas gordurosas.

        Bebidas gaseificadas e aquelas que contêm cafeína, como mate, chá preto e bebidas à base de cola, também devem ficar fora do cardápio. É muito melhor vencer o excesso de acidez através da dieta e, quando necessário, com a ajuda de antioxidantes naturais.

        Problemas de má digestão também podem causar as alergias e as intolerâncias alimentares, como todo o rol de consequências desagradáveis que já conhecemos.

        Consultório avª 1º de Junho nº 420, sala 802, 8º andar. Centro, Edifício Paulo VI.

        Inscrições pelos telefones: 988112388 ou 991501403 

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.