Gestão Estratégica: Comunicação eficiente, as chaves para o sucesso.

Por meados dos anos 80,"a estratégia se tornou uma disciplina gerencial plena, muitas das ferramentas e técnicas primitivas de planejamento estratégico foram substituídas por abordagens mais sofisticadas, mais apropriadas e fáceis de se colocar em prática”. O maior desafio de muitas organizações não é apenas construir um bom planejamento estratégico, mas sim, executá-lo! O que falta nestas organizações, talvez, possa ser a comunicação eficaz.

 

A Comunicação Eficaz A Comunicação Organizacional está vinculada à capacidade de desenvolver métodos, implantação de modelos e práticas gerenciais, mensuração de resultados e proposição de melhorias contínuas; trazendo efetivamente a estratégia para o dia a dia das organizações e seus colaboradores.

 

Porém, toda estratégia, comunicação e capacitação, exige a mudança de ideias e paradigmas, o que – quase sempre – pode causar insegurança e confusão na cabeça dos colaboradores. Por isso, é importante que a comunicação ativa esteja atenta e preparada para lidar com estas e outras ocasiões que possam surgir. Superar esta barreira é o que tornará a Comunicação Eficaz e, ao mesmo tempo, um desafio a ser superado, como um dos principais fatores competitivos mercadológicos.

 

O Gestor da Comunicação (ou, da Gestão Estratégica) deve possuir uma característica de liderança corporativa, com um olhar holístico e bem atualizado a respeito das diversas tecnologias e realidades sociais; compreendendo e atuando nos diversos ambientes em que a instituição está inserida e seus departamentos.

Conclusão Concluímos, então, que a Gestão Estratégica é fazer com que toda a estratégia da organização seja acompanhada, analisada e realinhada – mesmo que isso gere mudanças de planejamento – por meio de processos eficazes; formulando objetivos para os planos de ações, através da análise organizacional e de forma à garantir a elaboração de um bom Planejamento Estratégico.

 

Gerir, identificar riscos, oportunidades e apontar melhorias, faz parte da tão comentada Gestão Estratégica, que poderá obter informações relevantes para a tomada de decisão, através do Diagnóstico Estratégico, mostrando o caminho pelo qual a organização precisa percorrer, ou evitar.

 

Enquanto que a Comunicação promove a interação da organização com os stakeholders, que afetam e/ou são afetados por suas ações. Planeja, desenvolve, implanta e monitora estratégias de comunicação, no sentido de construir relação de credibilidade da organização com a sociedade e o mercado. São fatores primordiais para o Sucesso Organizacional!

 

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.