Marketing e Comunicação Integrada

O marketing de comunicação integrada é uma ferramenta usada pelas organizações com propósito de alinhar as atividades entre a empresa e o mercado atuante, com a intenção de gerar valor ao seu público alvo. Uma empresa poderá desenvolver um produto com alto valor agregado que supriria as necessidades de milhares de clientes, mas se faltar a comunicação ninguém conhecerá tais benefícios e seu valor jamais será percebido. Se a comunicação for bem alinhada, todos sairão ganhando, empresa e cliente. Ela visa catalisar todos os esforços da empresa no sentido de aproximar as diferentes áreas de aplicação do marketing geral desenvolvido por uma organização.

A comunicação integrada é um conjunto de ferramentas, que é usado para unir o elo entre as empresa e os clientes que deve levá-los a decisão de compras desvendando o enigma do despertar de interesse dos clientes por determinados produtos para que as organizações possam adequar os produtos ou serviços as necessidades de grupos diferentes de consumidores.

A comunicação integrada de marketing só é válida se for aplicada verticalmente. Primeiro no endomarketing define-se os objetivos organizacionais, pela área estratégica da empresa, e após alinha-se com as demais áreas, com os cuidados necessários para que todos entendam o objetivo da ação proposta. Todos devem conhecer e orientar-se para assumir o compromisso com os valores propostos pela organização, unindo-se pelo bem comum, para que nada saia do pré-estabelecido no plano anterior. Com esse conceito alinhando as atividades de marketing desde a definição da missão, visão e valores da empresa, até o orçamento destinado as atividades mercadológicas e abrange também treinamentos com pessoal das áreas de vendas, embalagens de produto, comunicação, distribuição e apresentação ao cliente.

Essa ferramenta usada no sistema estratégico da organização para construir um elo entre clientes e a empresa, possibilita a mesma conhecer as necessidades de cada público e assim desenvolver produtos específicos a cada necessidade, gerando valor ao público consumidor. É de vital importância na fixação da marca na mente do consumidor, misturando-se com o Branding que é a área protetora da marca, cuidando para eliminar os possíveis ruídos que possam aparecer entre empresa e consumidor, e captar o valor percebido por seus produtos ou serviços. É necessário que esses esforços possam gerar resultados que devem ser medidos monetariamente.

Conclui-se que a comunicação integrada de marketing deve estar presente e bem focada em todas as organizações que desejam manter um forte elo com seu público, para poder oferecer o valor esperado pelos mesmos, e assim construindo uma base de relacionamento entre ambos, através da agregação de valor que essa ferramenta possa contribuir no desenvolvimento de produtos que melhor satisfaça as necessidades de cada público específico.

 

 

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