Marllon Almeida

Comunicação Organizacional

Jornalista e Articulista

 

A comunicação organizacional é muito mais ampla, e é considerada o conjunto de estratégias ou processos da empresa para o relacionamento com todos os seus públicos: a comunicação entre cliente interno e externo, com fornecedores, prestadores de serviços e outros que necessitem de informação da organização em evidência.

Se você quer saber mais sobre a comunicação organizacional e como ela é fundamental para alavancar os resultados da sua empresa, continue acompanhando o nosso post.

Toda empresa é constituída por pessoas e trabalha para oferecer produtos ou serviços de qualidade para a comunidade na qual está inserida, seja local ou mesmo global, logo, para gerar bons resultados e se desenvolver a organização precisa garantir a integração de todos.

Para isso, uma comunicação eficiente e organizada é o melhor caminho, mas não é o mais fácil, já que dentro de uma empresa existem vários tipos de indivíduos, cada um com seu modo de agir, pensar e sua cultura.

Para alcançar a qualidade na comunicação organizacional, é fundamental que as informações circulem por todos os setores da empresa, que a verdade sempre prevaleça, e que respeitando as diferenças de cada público, a gestão seja a mais participativa possível.

Foi-se o tempo em que o emissor, a empresa, apenas impunha uma informação, hoje em dia é preciso estabelecer um relacionamento, onde emissor e receptor dialoguem e compartilhem informações.

Grande parte dos problemas enfrentados por uma empresa, acontecem por falta de um sistema de comunicação bem definido. Quando a comunicação é eficiente, evitar desvios e alcançar os objetivos estabelecidos é bem mais fácil.  Claro que um sistema só é eficiente quando os gestores da organização também são, ele precisa saber aproveitar os recursos que a comunicação oferece, para compreender melhor o que acontece e o que pode acontecer na empresa.

Cada empresa é única, e só com o passar do tempo a forma de lidar com seus vários públicos é aperfeiçoada. É importante ressaltar que a organização não deve agir da forma que cada pessoa pensa, mas sim de acordo com o que cada grupo realmente precisa.

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.