Atitude vencedora

“Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1, 38). Foi com uma atitude de profunda humildade que Maria se tornou a mãe do Salvador, a Porta do Céu! O que é ser humilde? É se auto esvaziar e permitir que a luz divina brilhe em nós. Sem humildade jamais se chega à santidade. Pode-se até dizer que é uma característica dos santos. No entanto, é uma atitude que pode e deve ser cultivada por todos nós.

É a virtude que nos permite reconhecer nossas limitações e fraquezas. É a predisposição ao aprendizado contínuo não importando qual seja a nossa idade ou condição social. É o reconhecimento de nossa fragilidade. Mas, muitas vezes, quando as pessoas dizem que alguém é humilde, não o fazem para apontar uma qualidade, mas sim para indicar uma condição de pobreza material. No entanto, eu conheço pobres arrogantes e ricos humildes. Há casos em que o orgulho foi a ruina de alguém, enquanto a humildade se tornou a causa da riqueza de outro. A pessoa verdadeiramente humilde consegue reconhecer seus erros procurando ser cada dia melhor. Segundo o sábio chinês Confúcio, “A humildade é a única base sólida de todas as virtudes. Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros”.

A humildade é uma atitude vencedora. Uma notícia publicada no site goal.com sobre Cristiano Ronaldo, diz o seguinte: “Sozinho, Cristiano Ronaldo fez mais gols na Champions League (125, um recorde histórico) do que mais de uma centena de equipes, incluindo o Atlético de Madrid (118). Após a vitória por 3 a 0 sobre o Atlético de Madrid, ainda dentro de campo, Cristiano foi humilde ao falar sobre a sua exibição. falou sobre a força do grupo e garantiu: ‘Eu só fiz o meu trabalho’”. Quando Ayrton Senna sagrou-se tricampeão, disse: “Para ser honesto, não me sinto o maior ídolo brasileiro. Não me sinto uma pessoa tão importante assim para merecer uma festa durante uma noite toda no Brasil”. E Bob Marley, nos aconselha: “Seja humilde, pois até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar”.

O oposto da humildade é o orgulho, a arrogância. A maioria dos erros que cometi foram devidos a uma atitude arrogante. Errei ao pensar que eu  poderia resolver uma situação sem a ajuda ou o conselho de outros. Errei ao achar que já possuía todos os elementos necessários para a solução de um problema. Enfim, poderia ter evitado várias quedas se tivesse adotado uma atitude de humildade. Não é atoa que, para Ernest Hemingway, a humildade é o segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento. 

 

Imagem incorporada
 
 

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.