segunda-feira, 3 de Abril de 2017 14:00h

A importância de mensurar os resultados no marketing digital

Saiba como medir os resultados em campanhas de Marketing Digital

Analisar métricas, fazer cálculos de desempenho, taxas de conversão e de rejeição são alguns dos processos de mensuração online. É por esses números e gráficos que você avalia o quanto sua estratégia e campanha está dando certo ou se no meio do caminho tinha uma pedra, por acompanhar em tempo real seguindo alguns indicadores de performance você identifica problemas e pode corrigi-los. 

 

Lembre-se de que o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital visa um objetivo claro com o intuito de trazer resultado: você planeja, executa, coleta dados, analisa e reestrutura a estratégia ajustando o necessário para aumentar o desempenho da campanha.

 

Existem 3 métricas que melhor indicam o quão boa está a sua performance online:

  1. ROI - Retorno sobre Investimento que mede em porcentagem o retorno obtido pelo seu investimento em marketing. Com o cálculo do ROI você identifica se a ação foi lucrativa ou não.

  2. Taxa de Conversão - Quanto maior a taxa, maior o seu resultado. A taxa de conversão serve para medir quantas pessoas visitam o seu conteúdo em relação à quantas se converteram ao objetivo da ação. Exemplo: visitantes do blogpost que divulga o seu webinar e o número de inscritos participantes.

  3. Custo por Clique - Principal métrica para qualificar seu investimento em links patrocinados no AdWords, é a relação entre o total de cliques e o total do investimento.

 

Existem ferramentas gratuitas para mensurar os dados do tráfego gerado pelas suas postagens no site e nas redes sociais como o Facebook Analytics, o Google Analytics e o Google Trends. A partir delas você acompanha o desempenho de suas postagens e o comportamento dos usuários.

 

As ferramentas pagas que também auxiliam na otimização das estratégias e resultados, como a SEMrush, Mixpanel e Kissmetrics são referências internacionais e amplamente usadas por grandes empresas e muitos profissionais de marketing.

 

Esta postagem complete e muitas outras você encontra no Blog da Onlinesites Marketing Digital.

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