segunda-feira, 5 de Junho de 2017 15:07h

Público-alvo no marketing digital: Persona e Stakeholder

Para iniciar qualquer campanha de divulgação da sua empresa e de seus serviços você deve ter claramente definidos o objetivo e o público-alvo.

Para iniciar qualquer campanha de divulgação da sua empresa e de seus serviços você deve ter claramente definidos o objetivo e o público-alvo. Comece respondendo “por que” e “para quem”. No marketing digital não é diferente, ao conhecer profundamente os seus objetivos de negócios você determina o que precisa comunicar e para quem.

A definição de público-alvo remete a uma visão muito generalizada das características de quem são seus clientes. Numa campanha de marketing tradicional você atinge um público muito amplo, mas quando você atua na internet a possibilidade de segmentar e atingir um público específico é maior. A segmentação do seu mercado aumenta as chances de conversão e venda. 


Nesse caso o público-alvo no marketing digital ganha outras definições: Stakeholder e Persona. 
 

  • Stakeholder são os grupos de interesse que a sua empresa estabelece uma comunicação próxima, como imprensa, funcionários, concorrentes, fornecedores, clientes. Conhecer bem esses grupos permitem eficácia nas suas estratégias de marketing.
  • Persona é o seu cliente ideal, a criação de uma persona é feita após uma análise dos seus próprios clientes. Depois você desenvolve um “avatar”, com algumas informações essenciais como idade, profissão, gênero, cargo de emprego, medos e sonhos. 

 


Ao desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, a persona direciona a linguagem de toda a produção de conteúdos que a sua marca oferecerá. É como se você estabelecesse uma conversa, na verdade, tenha em mente que a sua marca está conversando diretamente com um cliente, como se fossem amigos. 

 

Leia esta postagem complate no Blog da Onlinesites Marketing Digital e conheça um pouco mais sobre os nossos artigos e nos acompanhe pelas redes sociais.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.