segunda-feira, 12 de Março de 2018 14:22h

Abaixo assinado denuncia vereador Ademir Silva e sacrifício de animais

A petição já contém mais de 2.500 assinaturas de defensores dos animais

Protetores individuais e Organizações Não Governamentais (ONGs) de Divinópolis e região iniciaram uma petição pública contra o sacrifício de animais de rua na cidade. A ação se deu após o pronunciamento do vereador Ademir Silva (PSD) da última quinta-feira (08), na qual declarava que a Prefeitura da cidade faria o recolhimento de animais em vias públicas e levaria para outra cidade para sacrificar.

Durante seu discurso, Ademir contou que esteve na quinta-feira pela manhã com o prefeito Galileu Teixeira Machado (PDMB) para falar sobre o assunto e este, por sua vez, teria afirmado que o caminhão para fazer a coleta dos animais já estava pronto. O vereador ainda deixou um aviso para os donos, esclarecendo sobre a Operação "Pega Animal":

"Então você aí, que é dono de um animal e que fica causando transtorno na nossa cidade, cuide bem dele porque senão daqui uns dias ele será pego, levado lá para o Icaraí e se não for resgatado em sete dias estará lá em Formiga. Se não for lá em Formiga ele vai tomar outro rumo infelizmente aí de sacrifício", afirmou o edil.

Petição contra o sacrifício de animais

Após a divulgação do discurso do vereador ONGS protetoras dos animais e cidadões com objetivo de proteger os animais se predispuserem a iniciar um "abaixo assinado" na internet para que outras pessoas que são contra a atitude. Na carta da página da petição, que foi endereçada ao vereador e ao prefeito da cidade, colocam:

"Estamos aqui para denunciar o sr Ademir Silva, vereador da cidade de Divinópolis, que declarou que vai recolher animais que estão na rua e em 7 dias leva-los para outra cidade e sacrificá-los. Nós, protetores individuais, Ongs e demais abraçadores da causa animal temos imensas dificuldades de ajudar os animais que na rua estão, pois não há nenhum suporte. O setor que fazia castração na cidade, além de ser extremamente difícil conseguir vaga para castrar, se encontra FECHADO por não ter as condições mínimas de uma cirurgia. Medicamentos estavam vencidos, higiene precária. Não há nenhum suporte para que quer ajudar. Queremos que o dinheiro destinado para a manutenção do caminhão de coleta, do abrigo temporário, do transporte para a outra cidade e para o sacrifício dos animais seja revertido para o cuidado a eles. Eles precisam de um abrigo e principalmente de castração. NOS AJUDE NESSA LUTA! NÃO DEIXE QUE MATEM OS INOCENTES."

Até o fechamento desta matéria, em 12 de março de 2018, às 14h30, 2.526 pessoas haviam assinado a petição.

Alcance estadual

Após a divulgação em niveis estaduais, o discurso de Ademir Silva alcançou pessoas que estariam diretamente envolvidas em sua fala. O mesmo publicou um vídeo em seu Facebook assumindo que os animais de que se referia eram os de grande porte, como bois e cavalos, e que é contra o sacrifício de animais.

O prefeito de Formiga, Eugênio Vilela, ciente da menção da cidade pelo vereador como participante da operação, encaminhou um ofício pedindo esclarecimentos sobre a mesma.

"Descante, como houve menção do Município de Formiga nesta explanação e como inexiste qualquer acordo de cooperação entre este e o Município de Divinópolis nesta temática, gostaria que Vossa Excelência esclarecesse exatamente o que quis dizer nesta fala", coloca Vilela.

Divinópolis

Na última sexta-feira, a Prefeitura da cidade emitiu uma nota oficial sobre o assunto.

"A Prefeitura de Divinópolis não tem nenhum projeto para recolhimento de cães e gatos nas ruas da cidade para sacrifício. Toda e qualquer ação ligada aos animais de pequeno porte são feitos através da Vigilância em Saúde com o acompanhamento de autoridades e sociedade organizada."

 

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.