Lista de aprovados no Fies será divulgada ainda nesta segunda-feira

A lista de aprovados na modalidade do programa financiada por bancos, conhecida como P-Fies deve sair na próxima segunda-feira (12).

O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o primeiro semestre de 2018 será divulgado nesta segunda-feira (05). O Ministério da Educação ainda não divulgou o horário para a publicação da lista de aprovados. A lista de aprovados na modalidade do programa financiada por bancos, conhecida como P-Fies deve sair na próxima segunda-feira (12).

Para estar apto a concorrer ao financiamento, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero.

Além disso, precisa possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos ou de três a cinco salários mínimos no caso do P-Fies. Os candidatos aprovados no Fies, que tenham renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, deverão pagar durante o curso, mensalmente, uma taxa de coparticipação. Após a conclusão da graduação, o estudante quitará a dívida de acordo com sua realidade financeira. A parcela a ser paga por mês dependerá de sua renda.

Matrícula

O programa oferece créditos para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. Os aprovados terão entre esta terça (6) e a quinta-feira (8) para fazer a complementação da inscrição no FiesSeleção. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação na tarde desta sexta-feira (2), o sistema registrava 443.362 inscrições concluídas. O prazo para participar terminou às 23h59 de sexta.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

O estudante interessado em obter financiamento para o curso superior deve inscrever-se no processo seletivo do Fies, conduzido pela Secretaria de Educação Superior - SESu do Ministério da Educação - MEC e regularmente matriculado em curso de graduação não gratuito com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES oferecido por Instituição de Ensino Superior - IES cuja mantenedora tenha efetuado adesão ao FIES, nos termos da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2010 . O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo. 

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.