quarta-feira, 4 de Julho de 2018 17:27h Portal Gazeta do Oeste

Bom Despacho inaugura Pelotão do Corpo de Bombeiros no município.

Nossa “Cidade Sorriso” tem mais um bom motivo para sorrir: a implantação do Posto Avançado de Bombeiro Militar

Dia 4 de julho entra para a história de Bom Despacho com a inauguração do Posto Avançado de Bombeiro Militar na MG-164 (KM 136), no prédio da Polícia Rodoviária Estadual. Além do Deputado Fábio Avelar, estavam presentes na cerimônia o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Cel. Cláudio Roberto de Souza, o Prefeito de Bom Despacho, Fernando José Castro Cabral, o Delegado Geral de Polícia do 7º Departamento de Polícia Civil, Ivan José Lopes, o Comandante da 7ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. Marcelo Augusto dos Santos, o Vice-Prefeito de Bom Despacho, Bertolino da Costa Neto, o Presidente da Câmara de Bom Despacho, Vital Guimarães, o Comandante do Posto Avançado, 1º Tenente Thales Gustavo de Oliveira Costa, entre outras autoridades.

A vitória é resultado do trabalho e interferência do Deputado Estadual Fábio Avelar junto ao Governo do Estado. “O Corpo de Bombeiros expande unidades em Minas Gerais e, graças ao nosso trabalho, a população de Bom Despacho, finalmente, recebe o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros”, afirma o Deputado.

De acordo com o Cel. Cláudio Souza, logo que assumiu o Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em maio de 2017, os olhares se voltaram para os projetos que estavam em andamento e um deles, que chamou a atenção, foi a instalação da Fração do Corpo de Bombeiros em Bom Despacho, por ser um ponto estratégico e uma proposta muito antiga. Então vieram as conversas com o deputado, que, ainda segundo ele, foram fundamentais para o alcance da vitória. “Depois que eu tive uma conversa com o Deputado Fábio Avelar, e isso não é um discurso político e meramente para inglês ver, as coisas foram acontecendo. Realmente o Deputado Fábio ficou o tempo inteiro nessa tarefa e teve e tem seu trabalho nessa nossa vitória. Por isso quero enaltecer a pessoa do Deputado, porque, sem dúvidas, foi nosso incentivador e empreendedor importante nessa empreitada”, afirmou em seu discurso.

Já o Prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral, fez questão de agradecer o empenho e trabalho do Deputado Fábio Avelar pela tão importante conquista para o município. “O Deputado Fábio chamou para si essa missão, de fazer com que esse sonho se tornasse realidade, e desempenhou um trabalho exemplar correndo a Belo Horizonte e a Divinópolis, vindo a Bom Despacho e recorrendo a todas as pessoas que tinham a capacidade de decidir pela instalação do Posto Avançado. Nós, bom-despachenses, vamos sempre nos lembrar do esforço e da dedicação do Deputado e seremos eternamente gratos”, disse Cabral.

O deputado Fábio Avelar lembrou que, ainda em abril de 2015, teve sua primeira reunião com o então Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Edgard Estevo da Silva, solicitando o Pelotão de Corpo de Bombeiros, sendo que, de lá até aqui, não parou mais de lutar pela conquista. “Em 2017, logo que mudou o Comando Maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, novamente estive eu, dessa vez com o Comandante Cel. Cláudio, em outra reunião e com novo oficio solicitando a implantação do Pelotão de Corpo de Bombeiros em Bom Despacho. Em seguida à essa minha procura, recebi o convite do próprio Cel. Cláudio para uma nova audiência, ocasião que que me solicitou empenho e esforços junto ao Governo do Estado”, explicou o deputado.

Desde então, a luta junto ao Governo de Minas foi intensificada e ganhou o gabinete do Governador do Estado, Fernando Pimentel. “A conversa que eu tive com o Governador foi no sentido de mostrar a grandeza e a importância de Bom Despacho e da sua população e o crescimento do município. Disse ao Governador que a população está acima de deputados, de prefeitos, de coronéis e eram essas pessoas que precisavam de um Pelotão de Bombeiros na cidade. Ocasião que o Governador me garantiu que, se era assim, o Pelotão seria instalado. Vejo essa conquista como resultado da união de esforços: dos nossos trabalhos como parlamentar, do Comandante Cel. Cláudio, do Prefeito Fernando Cabral e do Governo de Minas. Todos com o mesmo objetivo: a redução do tempo-resposta às ocorrências do município e das demais cidades que também serão atendidas pela nova Fração.

 

Atendimento Rápido

Com mais de 50 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bom Despacho, que era atendida pelo Pelotão do Corpo de Bombeiros de Nova Serrana, com o Posto Avançado passará a atender também aos municípios de Abaeté, Dores do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema, Pompéu e Quartel Geral. A Fração contará, a princípio, com três viaturas (uma de combate a incêndio, uma de resgate e uma e salvamento) e 18 militares que trabalharão com proteção do patrimônio e meio ambiente, atividades de prevenção, combate a incêndios, investigação, salvamentos, buscas, atendimento pré-hospitalar e perícias.

O CBMMG possui 106 anos de existência e tinha 58 unidades em funcionamento até o início de 2015. Porém, no início de julho de 2018, chegará a 72 em todo o Estado, registrando um crescimento de aproximadamente 20% em pouco mais de três anos. São postos avançados, pelotões, companhias, companhias independentes e batalhões de bombeiro, com um efetivo total de 5.941 homens e mulheres, conforme atualização realizada em junho de 2018.

A exemplo da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Centro-Oeste mineiro, Digitalização de Rede de Rádio da Polícia Militar de Nova Serrana (pioneira e, até o momento, única no interior de Minas), implantação do Olho-Vivo em Nova Serrana e, em breve em Perdigão, a inauguração recente do Pelotão da Polícia Militar em Perdigão, a conquista de inúmeros novos policiais para vários municípios de Minas Gerais, além da destinação de inúmeros veículos, entre carros e motos, para as polícias Civil e Militar,  a inauguração do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Bom Despacho é mais uma ação, entre tantas outras não mencionadas aqui, do Deputado Fábio Avelar com relação à proteção e segurança dos mineiros. “Quando assumi o cargo de deputado estadual, na Assembleia, me comprometi com a população do Centro-Oeste de Minas que lutaria e trabalharia sem descanso pelo aumento da segurança em nossa região. Muito ainda há para ser feito, no entanto, estamos já colhendo inúmeros e ótimos frutos desse trabalho”, conclui o Deputado Fábio Avelar, acrescentando que “Bom Despacho e os demais municípios que serão atendidos pela nova Unidade do Corpo de Bombeiros terão maior eficácia e eficiência nas ações de defesa, socorro, salvamento e resgate. É preciso comemorar mais essa conquista!”

 

 

 

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.