quarta-feira, 11 de Abril de 2018 10:00h Atualizado em 13 de Abril de 2018 às 18:05h. Portal Gazeta do Oeste

Copasa apresenta Pró Mananciais em Bom Despacho

Implantação do programa na cidade prioriza a recuperação da bacia do Rio Capivari

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) apresentou em Bom Despacho o programa Pró Mananciais, em uma reunião realizada na ultima quarta-feira (04/04). na Prefeitura da cidade, com a presença de representantes de diversas entidades.  

O Pró Mananciais tem por objetivo proteger e recuperar as águas, desde sua nascente até o ponto de captação. O programa também busca desenvolver parcerias e estimular a participação das comunidades envolvidas, integrados às políticas públicas locais.

Durante a reunião na prefeitura de Bom Despacho, o chefe da assessoria técnica da presidência da Copasa, João Bosco Senra, explicou como é o funcionamento e as diretrizes da iniciativa, que foi aprovada pelo grupo.

Os representantes dos órgãos presentes ao encontro -- secretarias municipais de Planejamento e Meio Ambiente; Cooperativa de Bom Despacho (Cooperbom); Sicoob Credibom; Polícia Militar de Meio Ambiente; Emater e Instituto Estadual de Florestas (IEF) --  irão integrar o Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), que será responsável pela priorização das demandas, coordenação e acompanhamento das ações. O grupo também será responsável por desenvolver ações de mobilização e conscientização com a comunidade no município.

            O foco prioritário do Pró-Mananciais na cidade é a preservação do Rio Capivari, principal manancial da cidade e onde é realizada a captação de água para abastecimento público da população. O gerente de Operação do Distrito de Bom Despacho, Daniel Antunes, reforçou no encontro o compromisso da Copasa com o manancial. “Estamos trabalhando ao lado da população na recuperação dos mananciais da região. Pretendemos iniciar ações o mais rápido possível”, afirma.

O prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral, elogiou a iniciativa. “O programa teve ótima aceitação pelas entidades participantes. A Prefeitura estará junto e apoiará todos os projetos que beneficiem o Rio Capivari”, afirmou.  

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Emater, Fábio Campos, já existem ações de recuperação que poderão ser usadas em conjunto ao Pró-Mananciais. “O programa é muito bom. Combinado com as atividades que já realizamos, será de grande valia para a comunidade”, reforçou.

Para o tenente Luciano De Oliveira, comandante do 5º Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente, o Pró-Mananciais tem grandes chances de sucesso. “É muito interessante a iniciativa. Combinada com os demais projetos que estão em avaliação, temos a possibilidade de evitar problemas de abastecimento futuros”, ressaltou.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 16 de abril, quando as ações de recuperação da bacia que já foram definidas serão apresentadas. 

 

Preservação e Conscientização

O Pró Mananciais tem a aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae) e também busca construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia de região onde ela está inserida.

Entre as diversas atividades desenvolvidas pelo Programa, estão o cercamento de nascentes; cercamento e plantio de mudas nativas em mata ciliar e a implantação de bacias de contenção de enxurradas.

O Programa já está implantado em 82 municípios, a estimativa é que sejam alcançados 200 hectares ao longo deste ano. O plantio em 100 mil hectares é a meta de todo o Programa.

 


 

Leia Também

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.