terça-feira, 14 de Novembro de 2017 09:26h Paulo Coelho

Jovens de Divinópolis têm até dia 25 de novembro para se inscreverem na Virada Educação

A Superintendência de Ensino está com inscrições abertas para retorno de jovens e adultos para escolas da cidade e região

A partir de 2018, a população de Divinópolis poderá contar novamente com ensino noturno nas escolas da cidade. A Superintendência Regional de Ensino está com inscrições abertas para os jovens que deixaram de concluir o Ensino Médio por algum motivo. Implantada desde 2015, a Campanha Virada Educação Minas Gerais (VEM) é promovida pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Educação e tem como objetivo incentivar as pessoas a retornarem para a sala de aula.

Nesse ano, a campanha tem o tema “A escola só fica completa quando você faz parte dela”, e quem deseja retornar à escola no próximo ano tem até o dia 25 de novembro para se inscrever no programa. De acordo com a coordenadora pedagógica, Neuza Maria Cançado Guimarães, Divinópolis infelizmente conta com uma grande evasão de jovens no Ensino Médio, e uma das medidas que contribuiu para isto foi a gestão anterior ter tirado o Ensino Médio no período noturno. “Nossa meta é diminuir essa grande evasão na cidade, e temos como objetivo conquistar o jovem e o adulto para retornarem para a sala e aula”, enfatiza.

Ainda segundo Neuza, a inscrição é apenas uma prévia. Ela explica que os jovens, nesse momento, não estão realizando suas matrículas, e sim um cadastro para que a Superintendência Regional de Ensino possa ter o controle do número de pessoas interessadas a participarem do programa, além de saber quais serão as regiões da cidade que terão maior demanda de escolas. “Nós da Superintendência e a Secretaria de Educação precisamos saber a quantidade se pessoas que desejam retornar para a escola, para saber onde podemos nos organizar e recebê-los”, explica.

INSCRIÇÕES

As pessoas interessadas podem comparecer à escola mais próxima da sua casa, levando os documentos pessoais para realizar a inscrição, ou se inscrever pelo site www.educacao.mg.gov.br. A coordenadora esclarece que as inscrições são para todos os tipos de pessoas e situações escolares. Conforme Neuza, o programa foi criado para mobilizar não somente o jovem que interrompeu seus estudos, mas também os adultos que não conseguiram concluir o ensino fundamental. “Temos a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para atender os adultos e até idosos que desejam voltar a estudar”, reforça. Neuza ressalta que, depois de alguns anos sem escolas no período noturno, este é um ótimo momento para quem deseja voltar a estudar. “A grande oportunidade está aí, agora os jovens podem deixar de ficar nas ruas para buscarem um maior conhecimento, chegando até o ensino superior”, destaca.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.