segunda-feira, 16 de Abril de 2018 16:13h Portal Gazeta do Oeste

Padre Matias Lobato comemora centenário

Em cem anos, quantas vidas foram transformadas? Quantos jovens amadureceram, fizeram planos e se capacitaram no decorrer do centenário da EE Padre Matias Lobato? As respostas a essas perguntas não se refletem apenas quantitativamente na cidade de Divinópolis. Esses são números que, ao longo da história, vêm produzindo impactos na qualidade de vida e nas perspectivas da população do município, emancipado apenas seis anos antes da fundação da escola. Para comemorar tamanha trajetória de realizações, a comunidade escolar da EE Padre Matias Lobato preparou uma série de comemorações que terão início nesta segunda-feira (16/4).

 

A programação festiva será aberta com a realização de uma missa em ação de graças, celebrada pelo Padre Quirino. Na terça-feira (17), a escola promoverá o lançamento do Selo do Centenário e na quarta (18/4) a unidade de ensino receberá a psicóloga Cláudia Reis, que ministrará a palestra “Limites x Desafios”.

 

As comemorações terão continuidade na quinta-feira (19), com a promoção de discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e na sexta-feira (20/4) com a apresentação da Orquestra Jovem de Divinópolis, abrindo o Festival de Talentos da escola. Todos os eventos da semana serão realizados na sede da EE Padre Matias, sempre a partir das 19h.

 

O encerramento das atividades festivas será feito no dia 28 de abril (sábado), com a uma comemoração aberta ao público na Praça Governador Benedito Valadares (Praça do Santuário). O evento acontecerá das 8h às 12h, com apresentações artísticas e feira alimentícia.

 

“A data oficial do centenário é 21 de abril, mas fizemos questão de planejar uma série de eventos que fosse capaz de integrar a comunidade escolar e a população do município, tendo em vista a importância histórica da nossa instituição de ensino para o desenvolvimento econômico e social de Divinópolis”, comenta Nívia da Silva Faria, diretora da escola.

 

História

A EE Padre Matias Lobato foi construída em 1918 na área central da cidade; mais precisamente na Avenida Primeiro de Junho, na edificação que, hoje, abriga a EE Joaquim Nabuco. Antônio Olímpio de Morais e Pedro Xavier Gontijo foram os idealizadores da escola e responsáveis diretos por sua construção. O nome da instituição de ensino homenageia o Padre Matias Lobato, vigário que, segundo o historiador Frei Odulfo Van Der Vat, participou ativamente do processo de emancipação do município.

 

“Foi durante o paroquiato do Padre Matias Lobato que, pela Lei estadual nº 556 de 3 de agosto de 1911, foi criada a Vila e Município de Henrique Galvão, ou seja, Divinópolis(...) A bem da verdade devemos acrescentar que a elevação de Divinópolis à categoria de município se deve, em grande parte, ao empenho do Padre Matias. Ficou assim a nossa cidade desmembrada do município de Tamanduá, hoje Itapecerica, a que pertencera desde o ano de 1847”, explicava o Frei Odulfo, em sua coluna denominada “Coisas do Nosso Passado”, publicada de agosto de 1946 a janeiro de 1947 no Jornal A Semana.

 

Personalidades

De sua fundação até os dias atuais, muitas pessoas de destaque passaram pelos bancos escolares do Grupo Padre Matias Lobato, como: a escritora Adélia Prado; o atual prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado; a arquiteta e ex-diretora de Cultura da Unesco, Jurema Machado; o engenheiro e sócio-proprietário da Construtora Lamar, Marco Antônio Soares Nogueira; o artista plástico e marchand Olivier Mourão; o músico, compositor e tecladista, Túlio Mourão; o fotógrafo Alex Salim; o neto de Pedro Xavier Gontijo; Ronner Gontijo; o instrumentista Jairo Lara; entre outras personalidades.

 

“Essas são algumas pessoas de renome que, aos poucos, vamos descobrindo que um dia foram alunos da escola. Mas entendemos que todas as vidas que por aqui passam representam novas possibilidades de transformação do futuro, novas consciências cidadãs em favor da coletividade”, conclui a diretora Nívia.

 

Mais informações sobre a programação do Centenário da EE Padre Matias podem ser obtidas pelo telefone (37) 3213-1644.

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.