sexta-feira, 30 de Dezembro de 2016 13:53h PMD

Prefeitura de Divinópolis aplicou R$ 153 milhões a mais do exigido pela legislação na saúde

Os números comprovam. Em oito anos, a Prefeitura manteve uma média de investimento superior ao exigido por lei. A legislação pede aplicação de 15% do orçamento municipal, no entanto, a média nos últimos oito anos foi de 24,22%. Transformando em valores, foram investidos, aproximadamente, R$ 153 milhões a mais quando se compara com a exigência legal.

Os valores aplicados na saúde municipal foram decisivos para o avanço do atendimento. Neste período, o número de Programa de Saúde da Família (PSF) cresceu 51%, o volume de exames disponibilizados aumentou e a saúde mental tem um atendimento mais humanizado.

A implantação do Sistema Municipal Integrado (SIM) representou a reorganização do sistema de saúde. O novo modelo permitiu que a cidade ganhasse a moderna Unidade de Pronto Atendimento(UPA) Padre Roberto e outros centros de saúde básicos foram inaugurados. O SIM possibilitou a implantação das Unidades Especiais de Atendimento(UEAS), que têm horário diferenciado, funciona até 22 horas.

Em 2014, o SIM-Saúde começou a funcionar e transferiu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central para UPA 24h Padre Roberto Cordeiro, no bairro Ponte Funda, região Sudeste. A unidade é referência e foi construída dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Devidamente aparelhada e concebida para atender uma população de até 300 mil habitantes, a UPA Padre Roberto é responsável pelo atendimento de urgência e emergência.

Oferecendo um serviço de retaguarda e essencial para a UPA Padre Roberto manter o atendimento de qualidade, o SIM-Saúde tem a cobertura das Unidades Especiais de Assistência à Saúde (UEAS).  As unidades funcionam das 18h às 22h para garantir o acesso àquelas pessoas que não podem ir ao horário convencional de atendimento. As UEAS ficam localizadas na região Oeste, Sudoeste, Central e Sudeste.

Com o SIM Saúde, a UPA Central se transformou na Unidade II do Hospital São João de Deus. Com este modelo, Divinópolis passa a contar com mais 50 leitos SUS. Juntamente a apresentação do SIM Saúde, foi criado o Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência, responsável pelo gerenciamento do serviço de urgência e emergência, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região.

Em Divinópolis, a sede do Samu fica localizada na antiga UPA-Central. A unidade está preparada e depende somente de recursos do estado para começar a funcionar. 

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.