terça-feira, 13 de Março de 2018 18:57h

Prefeitura organiza comemoração ao Dia Mundial da Água

Dentre as atividades que irão ocorrer estão uma corrida rústica e construção de horta escolar

A Prefeitura de Divinópolis, por ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, em parceria com o projeto ecológico Nova Era, promoverá atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. No domingo (18), a partir das 8 horas, acontecerá a XII Corrida Rústica em Defesa das Nascentes, promovida pela Associação das Nascentes Bela Vista (ANBV) com apoio da Sala Verde (Secretaria de Educação) e da Diretoria de Meio Ambiente, além da Escola Municipal Ermínia Gorgozinho.

Na oportunidade, serão distribuídas mudas frutíferas, e em seguida alunos, membros da comunidade e autoridades visitarão a nascente, onde será ministrada uma palestra sobre importância da água.

No dia 24, às 8 horas, a ação ambiental será na Escola Municipal Evelina Greco (localizada na Rua José Jaime Soares, 42, bairro Santa Lúcia). Haverá a construção da horta escolar, entregas de mudas frutíferas, jardinagem, plantios de arvores, palestras diversas e medição de pressão arterial e de glicose. A horta será feita pela pelos alunos do ensino fundamental e pelos professores com a comunidade.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, José Nilton Teodoro, as ações desenvolvidas na escola têm como objetivo disciplinar os alunos com a criação de hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos, despertar a reflexão sobre a importância do material reciclado e a importância da água para nosso planeta. Outro ponto é que a construção da horta significa aproveitamento do espaço escolar. Demonstração de entregas de sucata ferrosa e alumínio por alunos, pais e comunidade.

“É de suma importância o trabalho de conscientização entre alunos, pais, professores e a comunidade no todo para construirmos um ambiente propicio para viver. Todas as ações visam a uma reflexão para melhorarmos a nossa cidade e o nosso planeta no sentido de procuramos qualidade de vida. Todas estas atividades pedagógicas com parcerias visam a uma ampla reflexão, por isso escolhermos uma escola, local propício e eficaz; os alunos de hoje são os futuros defensores e educadores de nossa mãe natureza no futuro” ressaltou.

Outros parceiros das ações Secretaria de Operações Urbanas (Semop), Secretaria de Agronegócios (Semag), Secretaria de Esportes e Juventude (Semej) e Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans), além da Escola de Enfermagem do Hospital São João de Deus e Gerdau.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas em 22 de março de 1992. Todo ano a data é um marco no calendário mundial, onde todos os países realizam vários eventos relacionados à este importante bem natural.

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.