quarta-feira, 4 de Setembro de 2019 18:49h Ilidio Luciano

UFSJ campus Divinópolis abre inscrições para Mestrado e Doutorado a partir do dia 25 deste mês.

Candidatos deverão acessar editais via internet para realizarem inscrições para os cursos.

ILÍDIO LUCIANO

A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), com atuação em Divinópolis, com o Campus Centro-Oeste, Dona Lindu, iniciará no próximo dia 25 de setembro, as inscrições para os interessados em participar do processo de seleção, para ingresso nos cursos de Pós-Graduação Stiricto Sensu, Mestrado e Doutorado em cinco áreas da área de saúde.

A coordenadora do curso de Pós Graduação em Biotecnologia, Professora Ana Hortência Fonseca Castro, cita quais as áreas oferecerão os cursos para os interessados.

“A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Divinópolis, a UFSJ possui os seguintes cursos: Mestrado e Doutorado em Biotecnologia, Mestrado e Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Enfermagem. Os interessados podem procurar outras  informações na homepage de cada Programa, disponível no endereço: https://www.ufsj.edu.br/cco/cursos_e_coordenacoes.php”, explica.

Os candidatos aos cursos de Mestrado devem ser diplomados em cursos superiores de graduação e os candidatos aos cursos de Doutorado devem ser diplomados em cursos superiores de graduação e com mestrado em cursos das áreas pertinentes à área pretendida.

Ana Hortência diz que, no caso específico do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia, que ela coordena, há a aceitação de candidatos que ainda não concluíram a graduação.

“O programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, do qual atualmente sou coordenadora, aceita-se também a inscrição de candidatos concluintes do último semestre ou ano dos cursos de graduação ou mestrado. Informações mais detalhadas podem ser encontradas nos editais de seleção de cada Programa”, cita. 

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o edital correspondente a sua área de preferência no endereço eletrônico:  https://ufsj.edu.br/ppgbiotec/processo_seletivo_turma_2020.php.

A coordenadora explica que todas as informações referentes aos processos de seleção, poderão ser acessadas pelos editais.

“Todas as informações referentes à documentação para inscrição, assim como número de vagas e orientadores disponíveis podem ser consultadas nos editais. As inscrições poderão ser realizadas de 23 a 25 de setembro de 2019, na secretaria do Programa, localizada na Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste D. Lindu, situado à Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400 – Bairro Chanandour - 35501-296 – Divinópolis, ou pelo correio, conforme normas estabelecidas no edital”, orienta.

Ana informa que ao todo, o processo para a seleção dos alunos ingressantes nos programas de Pós-Graduação, precisarão passar por três etapas avaliativa, para o ingresso no curso.

“ O processo seletivo será constituído de três etapas: etapa um que corresponde a análise do pré-projeto de pesquisa, elaborado pelo candidato, dentro de uma das áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa; etapa dois, corresponde a apresentação do pré-projeto a uma banca devidamente constituída e arguição do candidato; etapa três, corresponde a análise do currículo do candidato. As etapas I e II são eliminatórias e a etapa III classificatória. Os candidatos aprovados poderão se matricular nos respectivos cursos de Mestrado ou Doutorado. Os cursos são gratuitos”, esclarece.

Para o curso de Pós-Graduação de Biiotecnologia, as aulas terão início em março de 2020, os demais cursos, ainda dependem de editais específicos, a instituição ainda possui bolsas de estudo para os alunos, entretanto, a professora não garante esse tipo de ajuda, principalmente após o corte de verbas federais.

  “Até o momento, ainda dispomos de algumas bolsas de Mestrado e Doutorado fornecidas por agências de fomento como CAPES, CNPq e FAPEMIG. Entretanto, devido aos atuais cortes de verbas destas agências, não se pode garantir que as bolsas ainda estarão disponíveis para o próximo ano. Caso ainda estejam disponíveis no início do Curso, as mesmas serão distribuídas para os candidatos, por ordem de classificação”, termina. 

 

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.