terça-feira, 19 de Dezembro de 2017 14:51h

Movimento do Comércio atinge primeiro número positivo desde junho de 2015

Desde dezembro de 2016 até novembro de 2017 o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil subiu 0,2%

Após dois anos de retração, o indicador do comércio vem gradualmente se recuperando. De acordo com a Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), desde dezembro de 2016 até novembro de 2017 o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil subiu 0,2%.

Na comparação mensal com ajuste sazonal, foi observado cresimento de 2,5% em novembro. Já na avaliação contra novembro do ano anterior, houve aumento de 8,5%. Segundo o Boa Vista SCPC, com uma mudança de cenário que inclui redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda e diminuição do desemprego, espera-se que esta tendência se mantenha crescente pelos próximos meses, consolidando a recuperação do setor.

Setores

Na análise mensal, dentre os principais setores, o de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou crescimento de 6,8% em novembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de 0,4%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 0,5% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve um recuo de 1,8%.

Na atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas”, houve um aumento no mês na série dessazanalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada permaneceu e subiu 2,0%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” cresceu 0,7% em novembro considerando dados dessazanalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses ainda apresenta queda de 3,1%.

 

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.