sexta-feira, 19 de Julho de 2019 09:05h Portal G37

Equipe de combate a dengue retira caminhão de entulho em residência no Bairro São José em Divinópolis.

No quintal foram encontrados focos do mosquito Aedes Aegypt, transmissor de várias doenças e roedores.

Os agentes de saúde realizaram a limpeza de uma residência no Bairro São José, na tarde desta quinta-feira (18/07). Durante o trabalho foram recolhidos lixos e entulho que lotaram um caminhão. No último sábado (13/07), quando aconteceu o mutirão na região, já haviam sido retiradas três caminhonetes de lixo da casa.
Os agentes de saúde, nas visitas periódicas ao bairro, identificaram o acúmulo de materiais na residência e desde então começaram um trabalho de conscientização aos moradores do local. Depois de muita conversa, os moradores permitiram a triagem e o descarte do lixo. No quintal foram encontrados focos do mosquito Aedes Aegypt, transmissor de várias doenças e roedores.


Renata Resende, Supervisora no setor de Vigilância em Saúde, conta que a conscientização é um processo demorado, mas importante e deve ser feito antes de qualquer ação.
“A gente visita as casas fazendo um trabalho de prevenção. Identificado um problema, começa o processo de convencer os moradores do perigo que eles e os vizinhos correm. Na maioria das vezes as pessoas acabam entendendo  que é melhor para todos. Em último caso acionamos a justiça para podermos adentrar os  locais e fazer a limpeza”, lembra Renata.


O trabalho faz parte das ações promovidas pela equipe da Vigilância em Saúde, com o objetivo de combater a proliferação do mosquito da dengue. Já foram realizados 28 mutirões em toda cidade em 2019. Todo ano também, o governo promove o Dia D contra a Dengue, panfletagem nas ruas, caminhadas de conscientização e carreatas.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.