sexta-feira, 13 de Outubro de 2017 08:53h Agência Minas

BDMG Cultural promove seminário para debate sobre Mercado e Democracia

Série de encontros é fruto de parceria com os projetos República e Democracia Participativa, da UFMG. Encontro ocorre no dia 16/10, a partir das 19h

Na próxima segunda-feira (16/10), às 19h, o auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) será o palco de um encontro do seminário "Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil". Fruto da parceria entre o BDMG Cultural e os projetos República e Democracia Participativa, da UFMG, o evento tem como objetivo discutir sobre Mercado e Democracia. O acesso é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.

Para a discussão, estrão presentes o vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Bruno Reis, o ex-reitor da UFMG, Clélio Campolina, e o ex-ministro, Nelson Barbosa, professor titular da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, o professor Leonardo Avritzer, o tema é a mudança de postura das forças do mercado em relação à democracia. Nesse contexto, o professor destaca, por exemplo, a subida do índice Bovespa a cada momento de crise. “Como explicar essa nova visão do mercado contra a política democrática?”, questiona.

O seminário é realizado desde o segundo semestre de 2016. Vale lembrar que a entrada, embora gratuita, está sujeita à lotação do espaço. Além disso, serão emitidos certificados para os participantes.

Convidados

Bruno Reis - professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e doutor pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente, é vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Clélio Campolina - graduado em Engenharia Mecânica, mestre e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2014, foi Ministro da Ciência e Tecnologia no governo Dilma Rousseff.

Nelson Barbosa - foi ministro do Planejamento e ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff. PhD em Economia, ocupa hoje o cargo de professor titular da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e é professor adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ).

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 29 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas.

A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. Às quintas-feiras, o seu horário de funcionamento se estende até às 21h. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Serviço:

Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil – Mercado e Democracia

Convidados: Bruno Reis (UFMG), Clélio Campolina (UFMG) e Nelson Barbosa (FGV – SP)
Data/horário: 16 de outubro de 2017 (segunda-feira), às 19h
Local: Auditório do BDMG – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes - Belo Horizonte (MG)
Acesso gratuito. Não é necessária inscrição. Sujeito a lotação do espaço (200 lugares)
Mais informações: (31) 3219-8691

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.