quinta-feira, 20 de Abril de 2017 08:55h Agência Minas

Estudantes têm até 30 de junho para participar do Prêmio Construindo a Nação

Podem se inscrever grêmios estudantis e grupos de alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico de escolas públicas e privadas

O Instituto da Cidadania Brasil já está com inscrições abertas para a 17ª edição do Prêmio “Construindo a Nação”. Com o tema “Os grêmios nos municípios – práticas transformadoras”, a iniciativa tem o objetivo de estimular e difundir práticas de cidadania desenvolvidas por estudantes de escolas públicas e privadas. 

Podem se inscrever, até o dia 30 de junho, os grêmios estudantis e grupos de alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico. Os participantes devem ler, atentamente, o regulamento da premiação, e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no endereço www.institutocidadania.org.br. 

Nesta edição, os alunos poderão inscrever ações ou práticas de cidadania voltadas ao atendimento de demandas das escolas e das comunidades nas áreas de saúde, cultura, tecnologia e produção (inclusão digital), filantropia, educação, comunicação, trabalho ou meio ambiente. 

Cada grêmio ou grupo de estudantes poderá submeter apenas uma iniciativa. Serão aceitas ações inscritas em 2016, desde que estejam sendo realizadas também em 2017. 

Inscrição

Para participar da premiação, os alunos devem encaminhar um vídeo de no máximo cinco minutos, com informações, dados e imagens, que apresentem os objetivos e principais etapas do trabalho, sua avaliação e os benefícios e resultados alcançados. 

O envio do vídeo deve ser feito até 30 de setembro via wetransfer.com para o e-mail transformadores@institutocidadania.org.br. Serão aceitos projetos finalizados total ou parcialmente até setembro de 2017. 

Durante todo o processo, os participantes receberão, por meio do site do Instituto da Cidadania Brasil, dicas e informações para auxiliar no desenvolvimento e na apresentação de suas práticas.

O resultado final será divulgado no dia 7 de novembro deste ano e o evento de premiação ocorrerá em dezembro, nas dependências da própria escola do grêmio ou grupo vencedor ou em local por eles definido. 

A premiação

O grêmio ou grupo de estudantes eleitos com a melhor prática de cidadania será premiado com R$ 10 mil revertidos em equipamentos eletrônicos (televisor, computador, impressora, etc.), que deverão permanecer nas dependências da escola para uso dos alunos.

A escola receberá um troféu, como reconhecimento ao estímulo e parceria da equipe de gestão e de ensino aos jovens estudantes no alcance de seus objetivos sociais. 

Instituto da Cidadania Brasil

O instituto é uma entidade da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, que atua com o objetivo de promover e desenvolver o conceito de cidadania por meio da educação junto à população brasileira. Fundado em 1998, já realizou diversos projetos em parceria com as iniciativas pública e privada, visando estimular e promover o debate e o exercício da cidadania no Brasil.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.