quinta-feira, 7 de Dezembro de 2017 11:42h Portal Gazeta do Oeste

Fernando Pimentel inaugura iluminação de Natal no Aglomerado da Serra

Neste ano, as luzes serão espalhadas por diversos pontos de Belo Horizonte, popularizando o projeto natalino

O governador Fernando Pimentel inaugurou, na noite dessa quarta-feira (6/12), na Praça do Cardoso, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, a tradicional iluminação natalina, realizada anualmente pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Neste ano, a novidade é que a Cemig está instalando a decoração em diferentes bairros da cidade, popularizando o projeto natalino. 

Nos próximos dias, quem passar por pontos como a Praça Valdete (Alto Vera Cruz), Paróquia Nossa Senhora do Morro (Barragem Santa Lúcia), Praça Amintas de Barros (Venda Nova), Praça Cristo Redentor (Barreiro), Igreja da Pampulha, Complexo Itamar Franco, Avenida Afonso Pena (entre a Rua da Bahia e a Avenida Álvares Cabral), Avenida Barbacena e os prédios do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tribunal Regional do Trabalho e Ministério Público de Minas Gerais vai encontrar a decoração de Natal projetada pela Cemig.

Para executar a iluminação no Aglomerado da Serra foram usados, em oito árvores do entorno da Praça do Cardoso, 80 conjuntos de microlâmpadas de LED, 40 estrobos, 10 tubos snow, mais diferentes adornos natalinos em cinco postes da praça. Também foi construída uma árvore de Natal de seis metros de altura para deixar o bairro mais iluminado e no clima do Natal.

Quem não escondeu a alegria foi Vilaine Lúcia, que há 28 anos mora na comunidade e sempre acompanha ansiosamente a preparação para a data. Ela garante que a iluminação será um fator de socialização e que todos estavam ansiosos pela conclusão do projeto. “Hoje você pode ver essa praça cheia e, com a iluminação de Natal, vai encher muito mais. A iluminação de Natal aqui na Serra é muito importante para a nossa comunidade. As crianças ficaram muito animadas e felizes porque elas gostam muito das festas de final de ano. Essa árvore está sendo maravilhosa para gente e vai trazer muitas alegrias”, contou.

Quem também disse ter gostado do projeto e que contou os segundos para ver as luzes de Natal acesas foi Tifanny Raielly Lúcio Souza, 11 anos, filha de Vilaine.  “Eu nunca tinha vindo aqui antes ver a iluminação de Natal. Estou muito feliz e quero voltar aqui para brincar com meus amigos”, afirmou a menina, que recebeu o governador Fernando Pimentel e a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Carolina Pimentel, na chegada ao evento.

 

Popularização

A Praça do Cardoso, no Aglomerado da Serra, foi inaugurada há quase nove anos, no dia 15 de dezembro de 2008, pelo então prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. A cerimônia oficial de inauguração da iluminação de Natal deste ano, que pela primeira vez foi realizada em uma comunidade e não no Palácio da Liberdade, contou com a presença do Papai Noel, que distribuiu presentes para as crianças, além de apresentação do Coral BDMG.

 

Praça da Liberdade

A tradicional iluminação da Praça da Liberdade vai homenagear os 120 anos de Belo Horizonte e a decoração foi escolhida após um concurso com participantes de todo o estado. O projeto vencedor foi proposto pela arquiteta Carolina Quadros, de Divinópolis e será apresentado à população nesta quinta-feira (7/12), quando será inaugurado oficialmente, às 19h30.

Serão utilizados 350 mil microlâmpadas de LED e cerca de 1.500 metros de mangueira luminosa. A vencedora do concurso realizado pela Cemig foi recebida pelo governador nessa quarta-feira (6/12) para contar um pouco da concepção do projeto.

“Eu pensei em usar coisas que as pessoas pudessem associar facilmente, que vissem e conseguissem relacionar com a história por meio de ícones que simbolizassem a cidade, como algumas edificações marcantes. Procurei usar algo diferente para chamar a atenção das pessoas, mas levando em consideração o custo da obra e também um projeto que não representassem perigo para as pessoas que passarem pelo local”, contou a arquiteta, que admitiu estar ansiosa com a inauguração da iluminação da Praça da Liberdade. “Só vou acalmar quando ver todas as luzes ligadas”, brincou.  

Também compareceram à solenidade de inauguração da iluminação de Natal na Serra os secretários de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, e de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares. Além dos presidentes da Cemig, Bernardo Alvarenga, da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, do Servas, Carolina Pimentel, da Copasa Sinara Meireles, e o líder comunitário do Aglomerado da Serra, Gilson Guimarães.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.