quinta-feira, 20 de Abril de 2017 08:56h Elias Costa

 Jaime Martins assume cadeira no Parlamento do Mercosul

Órgão independente e autônomo se reúne mensalmente e discute projetos para a integração e desenvolvimento dos países que integram o Mercosul

O deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) toma posse, nesta segunda-feira (24), como um dos representantes do Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul), durante Sessão Ordinária, com início às 11h, em Montevidéu, no Uruguai.

Para Jaime Martins, ser parlamentar do MERCOSUL é assumir com responsabilidade e determinação um desafio em prol de milhares de pessoas. “A integração solidária, democrática, estratégica, dos povos da América se encontra em um momento desafiante e nós do Brasil temos um papel na apresentação de alternativas, propostas e ações efetivas para vencer qualquer obstáculo que atrasa o desenvolvimento social e econômico”, comenta Jaime. 

Com sessões mensais, o Brasil atualmente é representado no Parlasul por 37 parlamentares; a Argentina, por 43; a Venezuela, por 22; o Uruguai e o Paraguai, por 18 cada. Atualmente, Paraguai e Argentina já elegem diretamente seus parlamentares do MERCOSUL.

Com a pauta cheia, a ordem do dia da Sessão Ordinária de segunda-feira abordará temas como:  a exigência de cumprimento efetivo dos documentos e instrumentos internacionais em matéria dos direitos humanos por parte da Venezuela; a solicitação de informações em relação a obras de navegação da Itaipu Binacional; o debate de ações para melhorar a competitividade dos países do MERCOSUL; entre outros assuntos.

 

Participação em Comissão

 

Ao assumir sua cadeira no Parlamento, Jaime Martins também será nomeado membro titular da Comissão de Infraestrutura do órgão. O Parlamento possui dez comissões permanentes com o caráter de promover tratamento específico às temáticas.

Assim, cada comissão se reúne em regime próprio e promovem entre suas competências informes acerca de propostas de decisão, os quais são encaminhados ao plenário, e por fim podem convocar atividades junto à sociedade civil dos Estados Partes.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.