quinta-feira, 11 de Julho de 2019 17:16h Portal G37

Redes federal, estadual e municipal de ensino articulam parceria para formação docente em Divinópolis.

 

O Cefet campus Divinópolis acaba de anunciar o início da execução de dois projetos de extensão que têm como objetivo a atuação em favor da formação docente no âmbito da educação básica. A Superintendência Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis são parceiras dessas iniciativas, devendo as três instituições promoverem juntas, no segundo semestre deste ano, um Seminário acerca do tema “Multiletramentos e formação de leitores”, além de um ciclo de capacitações sobre o “Uso de tecnologias nos processos de avaliação educacional”.  

Idealizados por Rodrigo Alves, professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do Cefet, os projetos buscam discutir as práticas de ensino no contexto das transformações das linguagens contemporâneas decorrentes do desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação.

“A ideia é envolver as três redes públicas de ensino em um contexto em que seja possível refletir sobre como a escolarização tem contribuído para que os alunos se apropriem de saberes contemplados nos multiletramentos, ou seja, baseados na manipulação de uma multiplicidade de linguagens, culturas, práticas sociais e contextos”, explica o professor Rodrigo. Também estão envolvidos nas propostas formativas o coordenador local de extensão do Cefet, Wagner Pires, e Flávio José Araújo Mateus, diretor adjunto do Cefet campus Divinópolis.

Como representantes da Superintendência Regional de Ensino, participaram da reunião de lançamento dos projetos Andreia Mendes, Angelita Pereira dos Santos e Rosilene Brandão, componentes da Equipe Pedagógica da SRE Divinópolis. A rede municipal de ensino foi representada pelo professor Almeida Divino Gonçalves, formador atuante no Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE).

Letramento em foco

A parceria firmada para a execução desses dois novos projetos de formação docente repete uma fórmula de colaboração entre instituições que vem rendendo bons resultados. Em setembro de 2018, Cefet, SRE e Prefeitura Municipal se uniram para a realização do 1º Encontro de Professores de Divinópolis e Região. Reunindo docentes das mais variadas áreas de conhecimento, o evento teve o objetivo de valorizar o letramento literário como atividade interdisciplinar importante à formação de leitores críticos. Do mesmo modo, já em maio deste ano, Superintendência e Cefet também promoveram juntos o I Encontro de Professores para o Ensino do Uso da Biblioteca.

“A formação de leitores tem estado no foco de nossas ações porque é essencial trabalhar para que os estudantes desenvolvam uma leitura de mundo cada vez mais plural, sendo capazes de interagir com diferentes gêneros discursivos, tanto como leitores quanto como produtores de textos”, conclui Angelita Pereira dos Santos, analista educacional da SRE Divinópolis.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.