terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019 14:57h Portal G37

SENAI INAUGURA CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM SÃO SEBASTIÃO DO OESTE.

Em março, indústria de alimentos da cidade dá início a segunda turma do curso e inicia a construção da unidade remota do Senai na unidade frigorífica da empresa.

Vinte jovens de Divinópolis e São Sebastião do Oeste, no centro-oeste de Minas Gerais, iniciaram nesta semana as aulas do Programa Aprendiz 2019. O projeto promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Fiemg), em parceria com a Avivar Alimentos, inaugura a primeira turma do curso técnico-profissional em eletromecânica, na unidade frigorífica da empresa. Durante a formação, os aprendizes serão capacitados para o mercado de trabalho e, no fim do processo, terão a possibilidade da conquista do primeiro emprego.

O curso possui jornada de 40 horas semanais, distribuídas em oito horas diárias, durante 12 meses. Na oportunidade, os jovens terão aprendizagem teórica e prática em eletromecânica, que irá conectar o conhecimento adquirido no curso com as experiências do ambiente de trabalho. “Durante um ano construiremos o futuro de cada um desses aprendizes. Temos aqui na Avivar uma ótima infraestrutura para transformá-los em profissionais completos e prontos para o mercado de trabalho”, explica o instrutor de formação do Senai, Moisés Assis.  

AULA INAUGURAL

Representantes do Senai e da Avivar recepcionaram os aprendizes, na unidade matriz da empresa, em São Sebastião do Oeste, para a aula inaugural do curso. O diretor industrial e sócio-fundador da Avivar, Framir Araújo, era um dos mais entusiasmados com a chegada dos alunos. Ele contou aos jovens que, iniciou sua trajetória profissional em um curso de aprendizagem industrial do Senai, aos 17 anos de idade. “O Senai foi responsável pelo desenvolvimento da minha carreira na indústria, sobretudo, hoje na minha função como diretor do frigorífico da Avivar”, pontua. 

UNIDADE REMOTA

 Ainda segundo o sócio-fundador da Avivar, o curso de aprendizagem industrial do Senai é a porta de entrada de jovens estudantes no mercado de trabalho. “Vocês são os nossos aprendizes pioneiros. A Avivar acredita que a educação transforma realidades e por esse motivo, apoia o Programa Aprendiz”, destaca Framir. Em março, outros 20 alunos integram a segunda turma do curso. “Daremos início a construção da unidade remota do Senai na Avivar, um projeto inovador para o desenvolvimento da indústria regional”, revela o supervisor de RH, Willian Magno.

FUTURO

Barbara Tavares, 18 anos, é uma das integrantes da turma de eletromecânica. Moradora de Divinópolis, ela conta que, sempre ouviu relatos sobre a importância dos cursos do Senai para a construção de um promissor futuro profissional. Então, se inscreveu no processo seletivo, passou pelas avaliações e foi aprovada. “Eu sempre gostei muito de desafios e novidades, e aqui terei a oportunidade de adquirir conhecimento e experiências no segmento industrial, além de ingressar no mercado de trabalho”, relata Tavares.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.