sexta-feira, 19 de Maio de 2017 08:36h Fernando Camillo

Concurso: a trajetória de X. Gontijo - contagem regressiva

O Instituto X. Gontijo, a Superintendência Regional e a Secretaria Municipal de Ensino realizam o Concurso de Redação: A Trajetória de X. Gontijo. Participam: 35 escolas pertencentes à Rede Estadual e mais 11 escolas da Rede Mu­nicipal de Ensino. O Concurso é direcionado a alunos do 6º período com idades entre 11 e 13 anos. A premiação oferecida tem despertado o interesse de estudantes em conhecer melhor a biografia de uma das maiores expres­sões políticas de Divinópolis. Ao 3º colocado será ofereci­da uma Bolsa Integral para o Curso de Informática, na Ábil. Para o 2º colocado, uma Bolsa Integral para o Curso de Inglês, na Red Lion. E para o 1º lugar, uma viagem ao litoral da Bahia com direito a estadia, café da manhã e passagens aéreas; para o vencedor e seu acompanhante, oferecida pela Ascânio Turismo.

O resultado do Concurso: A Trajetória de X. Gontijo será divulgado ainda este mês. A entrega da premiação está pre­vista para o dia 10 de junho, em cerimônia realizada na Praça da Catedral e deverá constar na Programação Oficial das Festividades do Aniversário de Divinópolis. A aluna do 6º Ano da Escola Estadual Joaquim Nabuco, Laila Mayra (13) nar­ra o processo que antecede a sua participação no concurso de redação: - “aprendi que X. Gontijo nasceu em Água Limpa, distrito do município de Itapecerica. Que lá ele teve uma perda muito grande, que foi a morte de mãe dele. E o seu pai não tinha condições para criar todos os filhos e então, trouxe: Pedro e Antônio; dois irmãos menores para mora­rem com os tios deles aqui na nossa cidade; na época, Arraial do Espírito Santo. E ele acabou se apaixonando pela cidade e não queria que aqui fosse somente um arraial. Queria que ele crescesse e virasse uma cidade. Uma cidade com­pleta e não mais um arraial. Então ele veio e foi muito maltrato aqui e acabou indo para Ouro Preto para fazer o Curso de Farmácia. Formou­-se lá e viu que o seu sonho estava mesmo era por aqui. Então X. Gontijo veio parar aqui para dar continuidade ao seu sonho que sempre foi ajudar a Divinópolis a crescer”, finaliza esta estudante, que parece ter aprendido a lição de

casa.

Questionada como ela se sobressairia na elaboração na redação, ela dispara: - “Eu acho que estou preparada, sim. Eu li muitos livros dele e acabei aprendendo muito sobre Divinópolis. A minha expectativa não é tão ape­nas vencer, ou ser uma das ganhadoras do concurso. A minha expectativa sempre foi aprender um pouco mais sobre o X. Gontijo”, enaltece a aluna exemplar.

CONCURSO: A TRAJETÓRIA DE X. GONTIJO - PARCERIAS IMPORTANTES PERMITE A SUA REALIZAÇÃO

Estamos na reta final de um processo que teve seu início, ainda no exercício de 2016, mais precisamente em agosto quando foi realizada a 3ª edição da Festa Literária de Divinópolis - FLID. Desde então, todo o esforço tem sido feito para se chegar ao dia 10 de junho - data prevista para a entrega da premiação. Uma data festiva, depois de cumpridas as inúmeras etapas de um extenso cronograma. Para a realização desse projeto piloto - Concurso de Redação: A Trajetória de X. Gontijo contamos com o apoio e a colaboração de: Ascânio Tu­rismo (Nelma Gontijo), Ábil Informática, Red Lion, Institu­to X. Gontijo (Roner Gontijo), Superintendência Regional de Ensino (Sílvio Novais Fa­ria - superintendente, Neuza Maria Cançado Guimarães - coordenadora pedagógica, Nagete Furtado Pedri - dire­tora pedagógica e Angelita Pereira dos Santos - analista educacional), Secretaria Mu­nicipal de Educação (Vera Prado - secretária, as gerentes de políticas educacionais: Wania Noronha e Juliana de Vasconcelos), Roberto Rodri­gues Ribeiro (diretor da Escola Estadual Joaquim Nabuco), Fiemg (Afonso Gonzaga e Átila), Prefeitura Municipal de Divinópolis (Sr. Djalma - chefe do gabinete, Evandro Araújo e Augusto Fidélis - Comunica­ção), Gráfica Nossa Senhora da Paz, Rádio Minas AM - Jorna­lismo: Matheus Tavares e Carla Mariela, Programa Bom Dia Divinópolis (Sílvio França), Marcos RM, Rádio Divinó­polis, TV Candidés (Flaviano Cunha e Programa Espaço Aberto), Sons & Ideias (Luís Fernando Martins),Séfora Sutil e Rodrigo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.