quinta-feira, 18 de Maio de 2017 09:32h SEGOV

Projeto leva cinema a moradores de região ribeirinha

Viabilizado pela Secretaria de Cultura, projeto percorre municípios nas proximidades do Rio São Francisco com exibição da produção audiovisual mineira e realização de oficinas de fotografia

Descentralizar o acesso às manifestações culturais é uma das missões às quais a Secretaria de Estado de Cultura dedica-se cotidianamente. A partir de amanhã (19), a realização desse chega em cidades situadas nas proximidades do Rio São Francisco. A população dos municípios de São Roque de Minas e Vargem Bonita, no território Sudoeste, e do distrito São José do Barreiro, terão contato com a produção audiovisual mineira por meio do projeto Cinema no Rio São Francisco. Realizada pela produtora Cinear, a ação é fruto de políticas públicas promovidas por meio do edital Exibe Minas. As exibições acontecem até domingo (21).

Essa verdadeira sessão de cinema terá em sua programação filmes que abordam questões de gênero e o lugar da mulher na sociedade. O público também irá conferir documentários que foram filmados nessas mesmas localidades. Completam a sessão o curta-metragem “A Menina Espantalho”, de Cássio Pereira dos Santos, e o longa “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza.

Como formação também é fundamental, cada uma das localidades irá receber ainda uma oficina de fotografia voltada a alunos da rede pública de ensino e pessoas da terceira idade, estimulando o despertar do olhar fotográfico.

Coordenador e idealizador do projeto, Inácio Ribeiro Neves ressalta a importância de iniciativas como essa. “O prêmio Exibe Minas ajuda a fomentar atividades culturais em regiões que têm pouquíssimo acesso à cultura. A maioria das pessoas que participam do Cinema no Rio São Francisco nunca tiveram a oportunidade de estar em uma sala de cinema”, comenta o realizador.

O projeto Cinema no Rio São Francisco é um dos dezenove contemplados na primeira edição do Prêmio Exibe Minas, edital da Secretaria de Estado de Cultura que integra o PRODAM – Programa de Desenvolvimento Audiovisual Mineiro.

SINOPSES:

A Menina Espantalho, de Cássio Pereira dos Santos

Conta a história de Luzia, uma criança que mora no campo com os pais e o irmão e que é impedida de frequentar a escola.

O Menino no Espelho, de Guilherme Fiuza

O filme se passa na Belo Horizonte dos anos 30 e retrata a vida de Fernando, um garoto de 10 anos que ganha um sósia.

PRÊMIO EXIBE MINAS

O Programa da Secretaria de Estado de Cultura, desenvolvido por meio do PRODAM, tem por objetivo fomentar propostas de estímulo e difusão da produção audiovisual mineira, seja por meio de mostras, festivais ou cineclubes. A iniciativa visa democratizar o acesso à cultura e aos seus mecanismos de produção, dentro da Ação de Apoio, Estímulo, Difusão e Internacionalização de Projetos Culturais do Setor Audiovisual.

Para o diretor de Fomento à Produção Audiovisual, Francisco Matias de Almeida Filho, o Exibe Minas contribui para a ampliação do contato da população com o audiovisual e auxilia na difusão de mostras, festivais e cineclubes. “O programa converge com as diretrizes de descentralização do acesso à cultura do Governo de Minas Gerais”, pontua o diretor. Dos 19 projetos contemplados, 13 propostas têm como objeto ações realizadas no interior do estado.

A circulação da produção audiovisual mineira é outro fator atendido pelo edital, segundo o coordenador do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (PRODAM), Gilvan Rodrigues. “O Exibe Minas permite que o audiovisual amplie sua capacidade de inserção no estado e contribui de forma significativa para a formação de público”, destaca Gilvan.

A primeira edição do prêmio, realizado em 2016, recebeu investimentos na ordem de 1.064 milhão de reais. O edital premiou nove projetos na categoria “Mostra/Festival Audiovisual Mineiro” e dez na categoria Cineclubismo.

SERVIÇO

CINEMA NO RIO SÃO FRANCISCO - PRÊMIO EXIBE EM MINAS

São Roque de Minas (território Sudoeste)

Data: 19/05/2017

Local e hora:

Oficinas: Escola estadual General Carneiro, 15h30

Filmes: Praça Matriz, 19h30

Vargem Bonita (território Sudoeste)

Data: 20/05/2017

Local e hora:

Oficinas: Escola Municipal Enelize Helena Cunha, 15h30

Filmes: Praça JK, 19h30

 

São José do Barreiro (território Sudoeste)

Data: 20/05/2017

Local e hora:

Oficinas: Escola Estadual Isaura Vilela, 15h30

Filmes: Praça Central, 19h30

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.