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COMO RETER AS PESSOAS NA EMPRESA?

Essa semana, transcrevo na íntegra o artigo de Ana Flávia Melo, nossa consultora de RH e que muito tem a nos ensinar sobre esse tema tão intrigante e desafiador que é a retenção de talentos nas empresas. Boa leitura!

Ultimamente, um comportamento coletivo tomou conta das organizações no mundo inteiro: pedidos de demissões em massa. Chamado por alguns especialistas de “a grande renúncia”, este comportamento tem origem, principalmente, na busca pela felicidade no trabalho, ou, se preferirem analisar de outra forma, poderíamos falar da necessidade de cessar a fonte das toxinas que provocam estresse extremo nos trabalhadores.

Se você é um empresário (a) e quer neutralizar essa “grande renúncia” em sua empresa, meu conselho é que você olhe para o seu clima organizacional. Já ouviu falar nele? Se já ouviu falar, já parou para pensar na sua importância?

Muitos me perguntam: qual é o fator que faria uma pessoa permanecer numa empresa por muito tempo? Sabemos que muitas vezes, a resposta para essa pergunta é a remuneração, entretanto, embora a remuneração seja um fator importante para atrair pessoas, o clima organizacional, aliado a um propósito claro da empresa, são preponderantes quando o assunto é a retenção dessas pessoas na organização.

A questão do propósito falaremos em outro momento, hoje, vamos falar sobre o clima, ok?

Se você deseja reter pessoas, cuide do clima organizacional. Como iniciar esse processo? Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, sempre dizia que aquilo que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

Na prática, você precisa medir o clima organizacional e deve começar definindo os requisitos ligados ao clima e, na sequência, todos os funcionários devem responder a um questionário atribuindo notas à cada um desses quesitos. Pronto! Etapa 1 concluída. A etapa 2 é a mais óbvia e, também, a mais desafiadora: tratar verdadeiramente as questões apontadas na pesquisa.

A pesquisa de clima é uma ferramenta muito falada, porém, pouco utilizada nas organizações. Talvez porque muitas empresas não possuem uma área de RH específica; talvez porque os RH’s não sabem como gerenciar o clima na empresa, ou; talvez porque a empresa não esteja disposta a fazer o passo 2 – tratar verdadeiramente as questões apontadas na pesquisa.

A importância de medir o clima organizacional, passa por uma série de fatores, sendo que um deles (talvez o mais importante), é que passamos a maior parte útil do nosso dia no trabalho. E cá entre nós, já pensou o quanto pode ser desgastante e improdutivo ficar todo esse tempo em um lugar que não te faça bem? Eu já passei por isso é te falo uma coisa: é horrível! Meu corpo, a todo momento, me dava sinais do estresse, com manchas e rosáceas aparecendo em minha pele.

Esse é um dos motivos para mantermos o ambiente o mais agradável possível: além de aumentar a produtividade, as pessoas se sentem mais à vontade para inovarem e passam a querer o bem da empresa, afinal de contas, ninguém quer dar o seu melhor para alguém que todos os dias lhe entrega o pior.

Hoje, o maior recrutador de pessoas está sendo o clima organizacional! As pessoas sempre observam como é bom e leve trabalhar naquela empresa e criam o desejo de fazer parte daquela equipe. Com isso, você acaba atraindo grandes talentos pelo “simples” fato de ser uma empresa leve para se trabalhar.

E aí, o que eu disse até agora fez sentido pra você? Se fez, então, vou te dar algumas dicas:

  1. Faça a sua pesquisa de clima organizacional: através dela você terá um norte por onde começar, pois, os próprios colaboradores irão dar dicas do que eles priorizam e desejam.
  2. Monte o comitê do clima: elege um grupo de pessoas para analisar e sugerir ações para tratar os problemas apontados. Dê autonomia e orçamento à esse comitê!
  3. Implante as ações mostrando que elas são fruto da pesquisa de clima.
  4. Verifique se seu RH está fazendo o dever de casa:
  5. Tenha claro seus objetivos, propósito, princípios e valores: não adianta intenção, tem de ser verdadeiro, ok?!
  6. Programa de integração: faça com que a chegada dos novos colabores seja eficaz: apresente a história da empresa e dos donos, missão, visão e valores, políticas da empresa.
  7. Crie um programa de carreira, onde cada colaborador tenha ciência do que é preciso para o seu crescimento e que ele possa alinhar seu projeto de vida junto à empresa. 
  8. Tenha uma política de treinamentos: pessoas gostam de aprender a se se desenvolverem e se sentem importantes quanto a empresa investe neles.
  9. Trate o erro como aprendizado: errou? Reúna com a pessoa e discuta as causas sem agredir as pessoas. Liberdade para errar é dar a liberdade para sermos humanos.

Ps: não estou dizendo para ser tolerante com erros consecutivos, ok?!

  • Repita a pesquisa em ciclos para ver se as ações estão sendo eficazes.

         Depois disso tudo, lembre-se: são as pequenas ações de forma recorrente é que trazem grandes benefícios, dessa forma, convido você a pensar sobre o que pode ser feito na sua empresa para melhorar o clima organizacional.

Vou ficando por aqui. Ah, só mais uma coisa: desde que decidi deixar meu último emprego, aquele de clima ruim, para ganhar menos, mas com uma proposta de carreira clara e com clima pra lá de bom, as manchas na minha pele resolveram tirar umas férias. Seria isso uma coincidência?

#ESTRATEGIA#RH#GESTAODEPESSOAS

* Ana Flávia é Consultora de Gestão de Pessoas na MF Gestão de Negócios

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