Artigos

O valor da vida

Ômar Souki

Há pessoas que sofrem revesses financeiros, perdem tudo, mas não perdem a fé. Continuam lutando! São exemplos de perseverança e resiliência e uma inspiração para nós. Valorizam a vida como um supremo bem. De fato, temos valor, pois Deus nos fez à sua imagem e semelhança e as Sagradas Escrituras afirmam que fomos coroados de glória e esplendor, pois sob nossos pés foi colocada toda a criação (Gênesis 1, 26 e Salmos 8, 6). Sem dúvida, somos importantes para Deus. Mas a grande mídia e as redes sociais—na maioria das vezes—mostram um ser humano desvalorizado pela corrupção, pela violência e pelo rápido declínio moral e ético. Parece até que não há mais respeito pela vida humana e que não mais vale a pena fazer parte dessa humanidade perdida.

Podemos, porém, mudar o foco de nossa atenção e começar a contemplar mais o lado bom da vida: optar por ver as oportunidades que um novo dia nos oferece, o sorriso das crianças, a alegria e a bondade de certas pessoas, e cultivar sentimentos mais positivos e otimistas. Manter uma atitude de permanente aprendizado frente aos desafios que o mundo nos apresenta. E, quando as coisas não acontecem do nosso jeito, podemos nos perguntar: “para que isso aconteceu comigo?”, “qual é o aprendizado que essa experiência me traz?”.

Jesus, antes de ressuscitar Lázaro, perguntou a Marta, irmã de seu amigo, se ela acreditava nas seguintes palavras: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá, e quem vive e crê em mim, não morrerá” (João 11, 25-26). Para o fortalecimento de nosso espírito é importante cultivarmos uma fé inabalável em Deus, que nos criou por amor. À medida que avançamos nesta caminhada podemos retribuir esse sentimento divino, amando mais aos nossos semelhantes. Quanto mais valorizamos os outros, mais impregnamos de valor o nosso próprio viver.

Leia mais

A presença de Deus em nossa vida é uma fonte inesgotável de valor. Ao passo que nos aprofundamos na oração e cultivamos de forma sistemática a nossa espiritualidade, também aumentam o respeito e o valor que dedicamos à vida, como indivíduos e como sociedade. A fé em Deus, representa para mim a superação dos embates do cotidiano, “pois nele se encontra a fonte da vida e a luz com a qual contemplamos a luz” (Salmos 36, 10).

Não podemos permitir que as más notícias turvem a nossa visão.  Enquanto a maldade parece estar vencendo nesta batalha contínua entre o bem e o mal, é necessário nos lembrarmos de nosso propósito aqui na Terra: através de nossos sentimentos, atitudes e comportamentos sermos inspiração para nossos semelhantes. Nossos passos estão sendo observados por aqueles que caminham conosco. Portanto, precisamos assumir a responsabilidade sobre nossas ações nos tornando exemplos de superação e amor.   

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.