Artigos

Páscoa saudável: higienização correta evita problemas bucais

Segundo especialista, a escovação com pasta e uso do fio dental diminuem o impacto do consumo de açúcar nos dentes.

Com a chegada da Páscoa, não nos esquecemos do famoso doce que simboliza a data: os ovos de chocolate. Junto da confraternização em família, o consumo da guloseima aumenta. E com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a comilança e os cuidados com a saúde e higiene bucal. Mas calma: é possível aproveitar a festividade e manter os cuidados em dia.
De acordo com a dentista e professora do Centro Universitário Una, Natália Milagre, o açúcar é um dos alimentos mais comuns da nossa rotina. Além disso, estar ligado a um fator emocional. Porém, independente desta questão, ele deve ser consumido de forma racional.
“Pensando em saúde bucal, o consumo exagerado do açúcar pode provocar cáries, doenças gengivais e até mesmo outros problemas que vão além da boca e estão relacionados a saúde geral. Por isso, é preciso pensar na quantidade, os horários e a frequência do consumo de açúcar”, explica Natália.
A professora destaca que pensando na saúde bucal, além da quantidade, é importante pensar na consistência do alimento consumido.
“O açúcar é classicamente um alimento que mais tem interferência na saúde bucal. Ele não vem apenas de alimentos doces, mas por exemplo, de carboidratos, como pizza, pães com farinha branca e macarrão. Todos eles são processados na boca e viram açúcar, o alimento preferido que as bactérias mais gostam”, conta.

Cuidados
Natália Milagre ressalta que em relação a saúde bucal, a quantidade consumida não impacta nos problemas futuros, mas a falta de higienização ao se alimentar.
“É importante pensar que o excesso de açúcar pode provocar outras doenças, como diabetes e obesidade. No caso da saúde bucal, se a pessoa faz grande consumo de alimentos açucarados, logo em seguida faz higienização com a técnica correta e uso de fio dental, os problemas com a saúde bucal são menores. É preferível comer grandes quantidades e escovar os dentes do que fazer pequenos consumos e não higienizar”, destaca.
Por isso, ela alerta para o cuidado na higienização e no uso da pasta e fio dental.
“Alimentos como o chocolate tem uma maior quantidade de gordura e prendem com mais facilidade na estrutura dentária, o que consequentemente são mais difíceis de fazer a remoção. O ideal é que após consumir o doce, em seguida faça a higienização com escova, pasta de dente e quantidade adequada para a idade e o uso do fio dental. Esta é a melhor maneira de cuidar da saúde bucal”, orienta.
Com os devidos cuidados, é possível aproveitar a época com responsabilidade e com atenção para a saúde.
“É importante aproveitar o momento de celebração da Páscoa e até mesmo consumir o doce, que faz parte desta tradição. Mas também ficar atento a importância dos cuidados para ter sua saúde bucal em dia”, finaliza.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.