Artigos

Por que agradecer?

Ômar Souki

Não foi fácil sair da cama hoje, mas—mesmo assim—abri o meu caderno e escrevi: “Eu lhe agradeço meu Deus por este novo e glorioso dia para o qual eu me desperto sentindo-me maravilhosamente bem! Por gentileza, me inspire e me proteja contra os maus pensamentos! Amem!”. Passou aquele momento, fui à missa e, logo depois, para a academia e voltei para casa animado para escrever. Sobre o que iria escrever neste dia de hoje? A primeira ideia foi a da gratidão. Nessa altura do dia, eu já nem me lembrava mais da oração que havia escrito em meu caderno. Foi quando, ao abri-lo para anotar algumas considerações sobre o tema, percebi que a primeira ação de hoje foi a de agradecer a Deus.

“Deem graças ao Senhor porque ele é bom. Eterna é a sua misericórdia” (Salmos 117, 1). “Deem graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vontade de Deus a respeito de vocês em Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5, 18). Além de ser recomendada pelas Sagradas Escrituras, a gratidão é comprovadamente um dos ingredientes mais importantes da felicidade. Uma pesquisa da Harvard Medical School mostrou que a gratidão é um poderoso remédio, que ativa áreas importantes do cérebro relacionadas com a percepção de recompensas, de moralidade, de interações sociais positivas e da capacidade de entender os outros (Cláudia Meireles, site: metropoles.com).

Robert Emmons, pesquisador na Universidade da Califórnia, identificou dois componentes da gratidão. “(01) É uma afirmação da bondade. Afirmamos que existem coisas boas no mundo, presentes e benefícios que recebemos. (02) As fontes dessa bondade estão fora de nós. Reconhecemos que os outros nos deram presentes para nos ajudar a alcançarmos a bondade em nossas vidas”.

Podemos substituir a reclamação por gratidão. Enquanto a reclamação direciona o nosso cérebro para o lado negativo da vida e nos enfraquece, a gratidão enfatiza o que de bom Deus reservou para nós. A gratidão é a nossa capacidade de reconhecer gestos de carinho, de bondade, de ajuda, de elogio, de assistência e de gentileza. Enfim, nos estimula a ver a vida com mais otimismo. Podemos agradecer por tudo: por estarmos vivos, por termos boa saúde, pela disposição para viver, por respirar, por trabalhar, por nossos talentos e qualidades. Podemos até mesmo agradecer pelas adversidades, pois nos fazem sentir mais fortes e contribuem para o nosso crescimento. Fazem com que tenhamos vontade de nos superar.

Os momentos mais felizes da minha vida aconteceram devido a bondade de outras pessoas. O carinho que tive de meus pais, o zelo de minhas irmãs, o afeto de meus filhos, a atenção constante de minha esposa, o incentivo de meus professores e colegas, os elogios de meus leitores e alunos etc. Quanto mais penso na influência positiva dos outros em minha vida, mais agradeço a Deus pelas bençãos recebidas durante esta travessia.  

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.