Artigos

Produtividade, eficiência e eficácia

Por Marcos Fábio G. Ferreira

Um dos fatores que determinam a competitividade de um negócio, ou também de um profissional, é a sua capacidade em executar tarefas e planos de forma mais eficaz e eficiente.

Ser eficaz é fazer uma coisa uma única vez, ao passo que, ser eficiente é consegui fazer as coisas melhores, mais rápido e mais barato. Mais barato aqui, não significa cobrar mais baixo e sim fazer custando menos.

Todas as vezes que temos uma empresa competitiva, normalmente, a produtividade nessa empresa é elevada.

Surge aqui então um outro conceito, o da produtividade. A produtividade é a capacidade de uma pessoa ou empresa em fazer mais coisas em um mesmo tempo ou, mais coisas em um tempo menor.

Pois bem, dito isso, podemos dizer que existem 7 tipos de empresas atuando no mercado:

1. As que estão fazendo mais rápido: aquelas empresas em que o foco é o tempo.

2. As que estão fazendo mais barato: neste tipo de empresa, o foco é fazer com menor custo possível.

3. As que estão fazendo melhor: neste tipo de empresa o foco é entregar uma qualidade elevada.

4. As que estão fazendo mais rápido e mais barato: aqui, o foco é tentar alinhar tempo e custo.

5. As que estão fazendo mais barato e melhor: o objetivo aqui é entregar uma boa qualidade com custo menor.

6. As que estão fazendo melhor e mais rápido: nesta, o foco é entregar uma boa qualidade e menor tempo.

7. As que estão fazendo melhor, mais rápido e mais barato: esta é a empresa que se destacará no mercado frente as demais. Ao tentar combinar tempo, custo e qualidade, empresas que perseguem esse modelo se tornaram mais competitivas, quando analisado um quadro geral.

A pergunta que fica então é: se a empresa número 7 é melhor, por que todas não tentam ser como ela? Bom, as razões são muitas, mas, entre elas, podemos citar algumas:

*Falta de mão-de-obra qualificada;

*Falta de máquinas e equipamentos que permitam executar trabalhos em menor tempo;

*Falta de tecnologia;

*Falta de visão do empreendedor;

*Falta de investimento no negócio;

*Desconhecimento de novas tecnologias ou equipamentos que favoreçam a produtividade;

*Falta de capital para investir.

Neste momento você pode estar se perguntando: se a empresa 7 é melhor, porque as outras empresas ainda estão por aí no mercado? O fato é que nem todas as empresas conseguem alcançar o nível das empresas tipo 7; outro motivo, é que quando temos uma empresa que está fazendo melhor, mais rápido, e mais barato, necessariamente, não vai conseguir fazer essas três coisas com excelência. Falando de outra forma, de uma forma geral ela será a melhor empresa, mas, terá dificuldades em concorrer com uma empresa que o foco dela é fazer melhor, quando o cliente pede uma empresa que faça melhor, independente do custo ou do tempo.

O que estou querendo dizer, é que, uma empresa que tem um foco em fazer mais rápido, para um cliente que precisa de um produto ou serviço mais rápido, possivelmente, será mais competitiva que a empresa tipo 7, que, apesar de melhor num contexto geral, talvez não consiga fazer tão mais rápido quanto aquela empresa cujo o foco é a velocidade.

O nome disso se chama nicho de mercado!

O que precisamos ficar de olho, é que a tecnologia e as inovações, tem permitido empresas que querem fazer melhor, mais rápido e mais barato, ficarem muito próximas em termos de tempo, das empresas que estão fazendo mais rápido ou, muito próximas em termos de custo, daquelas que estão fazendo mais barato.

Na dúvida, o meu conselho pra você que é empreendedor ou um profissional de mercado, é que você busque fazer todos os dias melhor, mais rápido e mais barato. A saída para isso é uma só: reserve uma parte de seu capital para investir em sua qualificação e na da sua equipe e nunca perca de vista as novas tecnologias.

Bom final de semana a todos!

#NRF #EUROSHOP #GESTAODEPESSOAS#MODELODEGESTAO

*Marcos Fábio é consultor de empresas, empresário e conselheiro de administração com 21 anos de mercado. É colunista do portal G37 e escreve temas ligados ao mundo corporativo.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.