Artigos

Seja leve

Ômar Souki

Conduza a sua vida e os seus negócios com leveza, isto é, com agilidade, simplicidade e austeridade. A combinação de agilidade, simplicidade e austeridade em nosso pensar, sentir, falar e agir pode representar uma melhoria contínua em nossa qualidade de vida. Ser ágil é realizar as coisas de maneira rápida e eficaz. Ser simples é adotar um comportamento natural, espontâneo e descomplicado. Ser austero é ser moderado nos gastos e disciplinado nas ações.

Como ser mais ágil? Estabelecendo metas, identificando as ações mais importantes para atingi-las e agindo de acordo. Não nos deixando levar pela maré ou pelo que os outros pensam. Procurando pelas informações mais relevantes antes de tomar decisões. Tendo a consciência de que não precisamos saber tudo antes de mover nos em direção aos nossos objetivos. Em geral, apenas 20 por cento das informações são responsáveis por 80 por cento dos resultados. Podemos nos tornar mais ágeis praticando exercícios físicos, que além de favorecerem a nossa flexibilidade corporal, também contribuem para a nossa agilidade mental. Quando nos exercitamos ativamos áreas cerebrais relacionadas ao aprendizado, planejamento e memória. Liberamos dopamina, serotonina e endorfina, neurotransmissores que estimulam nossa atenção, criatividade e motivação.

Como ser mais simples? Focando o essencial e vivendo o presente. Eliminando as tarefas que não estiverem sintonizadas com a nossa missão.  Podemos começar por cortar as coisas que não se alinham com as nossas prioridades, como por exemplo, tempo exagerado com a mídia social. Sabendo dizer “não” aos compromissos que não forem fundamentais para a nossa vida. Procurando viajar mais leve para desfrutar melhor desta passagem. Adotando a prática da meditação. Esse hábito tem melhorado meu foco mental e me inserindo no aqui, agora. Ao meditar deixamos passar as culpas do passado e as ansiedades do futuro. Reduzimos o estresse e ampliamos os momentos de calma e paz interior. Libertamos a nossa atenção para as coisas que, de fato, valem a pena.

Como ser mais austero? Tendo um horário para acordar, se exercitar, trabalhar, almoçar, jantar e dormir. Valorizando o bem mais precioso que possuímos: o tempo. Fazendo-se com frequência a seguinte pergunta: “Estou utilizando o meu tempo da melhor maneira possível?”. Mantendo uma agenda organizada. Anotando rendimentos e despesas em um caderno. Sendo moderado no comer e no gastar. Evitando todo tipo de desperdício e abuso. Arrumando e limpando nosso ambiente de trabalho assim como as nossas coisas. Cultivando a disciplina pessoal e, antes de ir para a cama, anotando as tarefas mais urgentes do dia seguinte. Aceitando limites e buscando ter uma conduta moral impecável. Sabendo que ser austero não significa ser rígido ou carrancudo, mas sim, ser uma pessoa que sabe administrar bem o seu tempo e os seus recursos.

A agilidade, a simplicidade e a austeridade são princípios que podem e devem facilitar a nossa caminhada. Utilizando esses conceitos com inteligência podemos não só fazer com que a nossa vida seja mais leve e gratificante, mas também contribuir de forma significativa para o crescimento de todos os que convivem conosco.  

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.