As gripes.

          Acredito que desde pequenos a doença que é mais comum é a gripe, se pararmos para pensar quantas vezes você já teve febre? Lembro que tinha febres muito altas e dizem que quase matava minha mãe de susto pois estava brincando e caía para trás ardendo em febre.

        Interessante como a história nos mostra grandes momentos da humanidade, sempre guardamos o lado positivo e esquecemos o lado ruim. Estamos passando por um momento crítico enfrentando um inimigo perigoso que não enxergamos e ainda não sabemos como mata-lo mas estamos aprendendo como evita-lo.

       A 100 anos atrás a humanidade viveu momentos assim a poderosa Gripe Espanhola, lembro de escutar histórias que meu avô adoeceu e mudou com a família para Poços de Caldas para tratar dos pulmões, ficaram por lá por mais de 6 meses e sarou.

       Interessante como a política já atrapalhava nossas vidas, a gripe espanhola não tinha nada com a Espanha ou melhor tinha muito. Esta doença começou no Kansas nos EUA, o primeiro caso foi com um soldado que começou com uma gripe muito forte e transmitiu para todo o seu batalhão.

      Dali a doença foi espalhando numa rapidez louca matando na época de 50 a 100 milhões de pessoas, números que foram supostos pois na época não existia meios de saber ao certo até onde chegou esta pandemia.

      Um dos fatos interessantes é que esta doença surgiu na época da primeira grande guerra e a Espanha era neutra e por isso era a grande divulgadora de notícias.

        O governo americano escondeu a doença e não noticiou a gravidade da pandemia, na época não existia antibióticos fazendo desta forma vítimas fatais. A Espanha ao saber da doença começou a noticiar para o mundo a gravidade da doença ficando conhecida como a gripe que a Espanha está contando, virando assim a Gripe Espanhola.

         Esta gripe ao chegar no Brasil fez vítimas de todos os níveis sociais levando a óbito o próprio presidente do Brasil da época, Rodrigues Alves. Hoje está gripe Espanhola tem o nome H1N1 e tem como hospedeiros os pássaros que não transmite ao homem mas sim aos porcos e este transmite através da sua carne para o homem.

       Lembra do começo de tudo o soldado americano, pois é este tinha ingerido carne de porco pegando o vírus da gripe H1N1 que ganhou o nome Gripe Espanhola.

       Temos que aprender com os fatos históricos e não repetir os mesmos erros, agora que temos a tecnologia a nosso favor, mas não podemos deixar a política mais uma vez esconder ou mudar as informações.

       Acredito que estamos passando e tudo vai dar certo, como sempre o tempo e a cautela é o nosso melhor remédio.

      E continuamos aqui na TOK EMPREENDIMENTOS Rua Cristal 120 , centro, prontos para servi-los.                            

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.