Curiosidades.

          Somos um povo das misturas, Brasil um grande celeiro de gostos e sabores do mundo inteiro. Um povo que oriundo de vários lugares do mundo se estabeleceu, cresceu e se fez forte e adaptado ao pais que os acolheu.

          Nossa base vem de uma grande mistura de histórias e traços que marcaram esta nossa grande nação, interessante como conhecemos muito pouco sobre nossa formação, grandes pessoas que ajudaram a formar este pais e que sabemos tão pouco. Vejam bem algumas curiosidades como a ideia do Cristo redentor na montanha do Corcovado partiu da Princesa Isabel, você sabia que a família imperial do Brasil não tinha escravos, todos os negros eram alforriados e recebiam salários em todos os imóveis da família. Que Dom Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848, uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos. Que Dom Pedro II falava 23 idiomas sendo que 17 eram fluentes, que a primeira tradução do clássico árabe ¨Mil e uma noites¨ foi feita por Dom Pedro II, do árabe arcaico para o português do Brasil.

          Aposto que você não sabia que Dom Pedro II doava 50 % de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes.

         É bom saber que a Princesa Isabel recebia com bastante frequência amigos negros em seu palácio em Laranjeiras para saraus e pequenas festas, um verdadeiro escândalo para época, que seus filhos tinha um jornalzinho que circulava em Petrópolis e era totalmente abolicionista.

        Saibam que Dom Pedro II  fez um empréstimo pessoal a um banco europeu para comprar  a fazenda que abrange hoje o parque nacional da Tijuca , em uma época que ninguém pensava em ecologia ou desmatamento, Dom Pedro II mandou reflorestar toda a grande fazenda com mata atlântica nativa ao invés do café que existia na época.

           Interessante como nunca demos valor a este homem e sua filha que nos deixaram este grande legado, um povo pobre é aquele que não conhece sua história e não tira nenhum proveito disso.         

            Pense e pare, analise nossa história, esta que está tão perto de nós, a da nossa cidade e verás que tivemos grandes personalidades, que estão esquecidas, que plantaram a semente do progresso.

           E continuo aqui escrevendo minha história , TOK EMPREENDIMENTOS , Rua Cristal 120 , centro.                           

 

       

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.