ARGETINA OU SUÉCIA, QUAL O MELHOR EXEMPLO?

O que explica o fato de a Argentina ter um número de mortos pela Covid-19 menor do que o Brasil? Na quinta-feira dia 14 de maio, o Presidente da República respondeu assim a esse questionamento:

 

“É só você fazer a conta por milhão de habitantes, e talvez…  Vamos falar da Suécia? A Suécia não fechou. Pronto. A Suécia não fechou. Você está defendendo… você entrou pra ideologia. Você pegou um país que tá caminhando pro socialismo”

A fala do Presidente deu a entender que nosso vizinho teria menos mortos porque sua população é muito inferior à brasileira. Sigamos sua orientação, vamos fazer a conta por milhão de habitantes. Vejam o resultado:

País

Habitantes (milhões)

Mortos pela COVID-19

Mortos por 1 milhão de habitantes

Brasil

209,5

15.662

74,7

Suécia

10,23

3.674

359

Argentina

44,49

363

8

 

 

O Brasil vai mal, mas se a Suécia deve ser nosso exemplo, precisamos multiplicar por quase cinco o número de mortos. Seria como se hoje já tivéssemos superado 75 mil vítimas fatais do vírus.

Estivéssemos no nível da Argentina, os mortos no brasil hoje seriam apenas 1.676, quase um décimo da quantidade atual.

A conta por milhão de habitantes, conforme solicitada pelo presidente, mostra que doença não deve ser tratada com ideologia. Que não há relação alguma de socialismo com mais ou menos mortos – e, pra começo de conversa, inexiste qualquer sinal de que a Argentina, apenas por ser governada atualmente por um presidente de esquerda, estaria “caminhando para o socialismo”.

É terrível que Jair Bolsonaro sempre trate a maior tragédia sanitária da modernidade com argumentos ideológicos. Seu apego à cloroquina, um medicamento até agora considerado inócuo para combater o vírus, pode levar a mais mortos. Isso porque testes recentes descobriram que 33% dos pacientes que usaram cloroquina tiveram arritmia cardíaca, um efeito que pode causar ataques cardíacos.

A conta está feita e demonstrada. Suécia é exemplo pra um monte de coisa boa, mas no combate ao coronavírus, seria muito mais inteligente copiar a Argentina.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.