Artigos

Gratidão é igual a felicidade

Ômar Souki

O impacto da gratidão é extraordinário. Quando agradecemos estamos afirmando que somos e temos tudo aquilo de bom e maravilhoso que a vida tem para nos oferecer. Viver com uma atitude de gratidão frente aos desafios do dia a dia é saber-se vencedor por antecipação. Se faz sol, agradecemos pela beleza do dia. Se chove, agradecemos pela chuva de bênçãos que cai do céu. Se faz calor, agradecemos porque faz a natureza crescer. Se faz frio, agradecemos, pois, temos agasalhos para nos proteger.  Se estamos prosperando, exultamos de alegria. Se, pelo contrário, estamos enfrentando desafios financeiros, também agradecemos, pois são oportunidades para nos reinventarmos. E, assim por diante! Enfim, nossa existência se transforma em uma melodia de agradecimento ao Criador.

As pessoas que reclamam por qualquer coisa se posicionam do lado negativo do universo, praticamente pedindo que aconteçam justamente as coisas que não desejam. Enquanto isso, as que agradecem até mesmo pelas dificuldades e problemas, se aliam a toda a abundância que o Criador tem reservada para seus filhos e filhas. A atitude de gratidão restaura as nossas forças, estimula o otimismo, a esperança e a fé em dias melhores. Tem um efeito positivo em nosso sistema imunológico e nos impulsiona para frente. A gratidão é um sentimento tão importante que já foram realizadas inúmeras pesquisas para identificar seus efeitos na mente e no corpo das pessoas. Glenn Fox, neurocientista, no site mindfu.remehr.org, afirma o seguinte sobre os efeitos da gratidão:

  • Pode ajudar a aliviar o estresse e a dor. As regiões associadas à gratidão fazem parte das redes neurais que se iluminam quando nos socializamos e experimentamos o prazer. Essas regiões também estão fortemente conectadas às partes do cérebro que controlam a regulação básica da emoção, como a frequência cardíaca e os níveis de excitação, e estão associadas ao alívio do estresse e, portanto, à redução da dor. Sentir-se grato e reconhecer a ajuda dos outros cria um estado corporal mais relaxado e permite que os benefícios subsequentes do estresse diminuído se espalhem por nós.
  • Pode melhorar a nossa saúde ao longo do tempo. Os benefícios também estão intimamente ligados às redes de opioides do cérebro, que são ativadas durante o contato interpessoal íntimo e o alívio da dor. Nossos dados sugerem que, como a gratidão depende das redes cerebrais associadas ao vínculo social e ao alívio do estresse, isso pode explicar, em parte, como os sentimentos de gratidão levam a benefícios para a saúde ao longo do tempo.
  • Pode ajudar aqueles com depressão. Talvez ainda mais encorajador, o pesquisador Prathik Kini e seus colegas da Universidade de Indiana realizaram um estudo subsequente examinando como a gratidão praticada pode alterar a função cerebral em indivíduos deprimidos. Eles encontraram evidências de que a gratidão pode induzir mudanças estruturais nas mesmas partes do cérebro que achamos ativas em nosso experimento. Tal resultado, em complemento ao nosso, conta uma história de como a prática mental da gratidão pode até mesmo ser capaz de mudar e religar o cérebro.

A gratidão alivia o estresse e a dor, melhora a nossa saúde e ajuda a nos livrar da depressão. Como se isso não bastasse, essa emoção altamente positiva é um verdadeiro bálsamo que nos predispõe para apreciar e desfrutar de tudo que é bom, belo e verdadeiro neste vasto universo de Deus.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.