A fé que Deus quer que tenhamos.

A Bíblia frequentemente fala da importância da fé em conhecer a Deus. Por exemplo, Efésios 2: 8 ensina: "Porque pela graça você foi salvo pela fé". Primeiro Coríntios 13:13 acrescenta: "Então agora a fé, a esperança e o amor permanecem, esses três; mas o maior deles é o amor". Mas por que Deus exige fé?

Uma maneira de responder por que Deus exige fé é porque Ele é nosso Pai Celestial. Nosso relacionamento com Ele é semelhante a outros, no sentido de incluir confiança na outra pessoa, tempo juntos, amor e respeito. Como não podemos conhecer completamente outra pessoa, muito menos um Deus infinito, todos os relacionamentos exigem algum grau de fé (confiança). Deus é nosso Pai e é preciso fé para acreditar que Ele nos ama e que provê nossas necessidades.

 

A fé também é importante porque Deus não é visível para a humanidade. Hebreus 11: 1 ensina: "Agora a fé é a certeza das coisas esperadas, a convicção das coisas que não são vistas". Não podemos ver Deus ( João 1:18 ). No entanto, temos fé Nele que fornece segurança.

 

A fé é necessária para agradar a Deus. Hebreus 11: 6 observa: "E sem fé é impossível agradá-lo, pois quem se aproximar de Deus deve acreditar que ele existe e que recompensa aqueles que o procuram". A fé não apenas agrada a Deus, mas também leva à recompensa - vida eterna, recompensas celestiais e experiência de plenitude de vida na Terra ( João 10:10 ).

 

A fé é importante para que os crentes obedeçam ao Senhor. Por exemplo, Adão e Eva receberam uma ordem: não comer de uma fruta específica ( Gênesis 2: 15-17 ). Como sua fé vacilou em relação a esse mandamento, eles comeram o fruto proibido e pecaram. Em contraste, Tiago 2:23 compartilha: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça".

 

Deus cuida de mim e exige fé porque permite aos seres humanos a capacidade de escolher ou rejeitá-Lo. Sem a capacidade de fazer escolhas, a humanidade deixaria de ser humana como a conhecemos. Como as pessoas podem optar por ter fé ou não, existe uma maneira de Deus conhecer aqueles que creram nEle e aqueles que não creram.

Fé em Deus não é "fé cega"como alguns argumentam. Em vez disso, é uma escolha baseada nas informações disponíveis. A Bíblia, o mundo criado, as vidas transformadas dos crentes, Jesus Cristo e outras maneiras pelas quais Deus opera em nosso mundo fornecem evidências suficientes para as pessoas escolherem a fé em Deus. Como Jesus ensinou em Lucas 16:31 : "Se eles não ouvirem Moisés e os Profetas, também não serão convencidos se alguém ressuscitar dentre os mortos".

 

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.