A Fé que move montanhas.

Missionário Marllon Almeida

 

“Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito” (Marcos 11.23)

Na Bíblia, há dois textos paralelos a esse: (Mateus 17.20) e (Lucas 17.5-6)

Esses textos bíblicos foram resumidos por uma frase pequenininha, mas poderosa: “a  move montanhas”. Veja aqui mais um texto relacionado:

“Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei” (1 Coríntios 13.2)

Quando a Bíblia lança essa ideia de “mover montanhas” por causa da fé, o que realmente ela realmente quer dizer? Que montanhas são essas? Vamos ao contexto. E se você tiver um tempinho, leia ou ouça o capítulo 11 inteiro para entender melhor. Quando Jesus estava falando aos seus discípulos, eles estavam no monte das Oliveiras, com vista para o mar Morto e o tema principal era a fé. Os discípulos estavam vendo as obras grandiosas que Jesus realizava e eles ansiavam fazer o mesmo. Então, Jesus deu instruções para eles.

Um dia antes, Jesus pediu um jumentinho e entrou em Jerusalém, evento que chamamos de “entrada triunfal”. No dia seguinte, Ele amaldiçoou a figueira porque ela não dava frutos. Perceba que cada ação tem o seu significado simbólico. O que aconteceu em seguida? Jesus entrou no Templo e protestou quando viu aquele comércio dentro do que eles conheciam como “a casa de Deus”, ocasião em que ele disse:

“Não está escrito: A minha casa será chamada por todas as nações casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões” (Marcos 11.17)

Jesus apresentava uma doutrina diferente, então seus ensinamentos estavam abrindo os olhos do povo. Isso fez com que os “mestres da lei” o perseguissem até a morte.

Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, cumprindo uma palavra do Antigo Testamento, e os judeus não acreditaram. Depois disso, Jesus amaldiçoou uma figueira e ela realmente secou fisicamente, mas por trás dessa ação, havia um simbolismo que apontava para o povo de Israel, mostrando que não estava frutificando espiritualmente e houve uma consequência para a incredulidade daquele povo.

E, por último, Jesus expulsou os comerciantes do Templo, mostrando que aquela geração estava fazendo tudo errado. Eles eram mais religiosos do que espirituais, e isso estava afastando eles de Deus, comprometendo a fé deles, incluindo os discípulos.

O que tem atrapalhado a sua fé? Qual é a montanha que tem impedido você de seguir em frente? A falta de visão de que Jesus é realmente o filho de Deus e o Salvador? Ou você tem se sentido uma árvore sem frutos?

 “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome” (João 15.16)

Quer dizer que não basta pedir algo a Deus, primeiro temos que dar frutos, ou seja, oferecer às pessoas ao nosso redor, algo que as alimente espiritualmente. E do que precisamos para dar frutos, temos que estar em Cristo e depender Dele, como o ramo depende da videira. Assim, a nossa vontade será a vontade de Deus. Quando pedimos e não somos atendidos, quer dizer que queremos algo que não está dentro dos planos Dele.

O que mais pode estar atrapalhando a sua fé ou impedindo você de ver milagres acontecendo? Será que a sua espiritualidade virou religião? Será que no seu contexto, o templo virou comércio e covil de ladrões? De acordo com o texto de Marcos, quando Jesus disse aos discípulos que eles poderiam mover as montanhas que impediam a fé de avançar e crescer, esses eram os montes que atravessam seus caminhos.

 

© 2009-2021. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.