Você se lembra de agradecer pela graça de um novo dia? Pela graça da respiração? Pela dádiva do alimento que está prestes a ingerir? Pela sua saúde e boa disposição para o trabalho? Pelo abraço que recebe das pessoas queridas? Pelo sol que ilumina seus dias e pela lua que encanta suas noites? Pela chuva mansa que o faz adormecer? Pelo cantar do passarinho e pelo sorriso da criança?
Além desses agradecimentos, pelas coisas que nem achamos ser preciso dar graças, existe aquele outro tipo de gratidão: o agradecimento aos funcionários pela dedicação e o muito obrigado aos clientes pela preferência. Esse segundo tipo de agradecimento é considerado necessário e imprescindível ao bom andamento de nossos negócios. De fato, é difícil de imaginar um ambiente de trabalho sem a cortesia mínima do muito obrigado pelo desempenho dos colaboradores e sem um robusto pós-venda, isto é, acompanhamento da utilização dos produtos ou serviços até a certeza da satisfação total do cliente.
Robert Emmons, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu uma pesquisa nessa área e descobriu que “a gratidão é um fenômeno profundo e complexo que desempenha um papel crucial na felicidade humana. É, literalmente, uma das poucas coisas que podem mudar de forma mensurável a vida das pessoas”. Seus estudos comprovam, de forma científica, que o cultivo da gratidão faz com que as pessoas obtenham benefícios em várias áreas da vida: psicológica, física e interpessoal. Ele verificou que a pessoa que faz da gratidão uma prática constante parece ser mais feliz e é considerada como uma melhor companhia.
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